Para Ver Antes de Morrer: 88. New Order | World (The Price of Love)

Anos 90, Para Ver Antes de Morrer | 07 maio 19 - por João Paulo Porto

O New Order foi um dos poucos grupos dos anos 80 a não perceber (ou não se importou mesmo com) o potencial da MTV. De toda a videografia, somente “True Faith” e “World (The Price of Love)” se destacaram entre clipes claustrofóbicos e sem expressividade. 

Dirigido por Baillie Walsh e filmado em Cannes com apenas 4 longos takes, “World” é incrível e atemporal. Lançado no auge comercial, o diretor escolheu pegar a câmera para viajar lentamente do cais do clube de praia do exclusivo e luxuoso Carlton Hotel até o interior do hotel, focando nos rostos de seus ilustres hóspedes. Vinte e cinco anos depois, o perfume melancólico e decadente das cenas do vídeo ainda encantam. 

A banda é apresentada apenas fugazmente – Peter Hook sentado em uma mesa no restaurante do clube de praia, Bernard Sumner está de frente para o mar, e o casal Stephen Morris e Gillian Gilbert posam para uma foto do lado de fora do Carlton Hotel. Esta seria a última vez que a banda apareceria em um vídeo até “Jetstream” de 2005.

A escolha do famoso e soberbo Carlton Hotel não foi a toa. É o ambiente perfeito para ilustrar com maestria e sutileza a glamurosa vida dos ricaços da famosa riviera francesa. São vidas diferentes, todas aparentemente encantadoras, nenhuma delas realmente satisfeitas, todas prontas para pagar por amor. 

Este vídeo saiu três anos depois de “Justify my Love“, de Madonna, ambos em preto e branco, ambos filmados em um elegante hotel francês, ambos tratando de amor, mas “Justify My Love” tenta se desculpar com a livre expressão da sexualidade; neste, há uma necessidade de tentar encontrar um sentido para envelhecer, com a câmera fixa enfatizando perfeitamente o poder do tempo.

Uma das provocações mais sutis da história do videoclipe. 

Diretor: Baillie Walsh | Ano: 1993

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.