Para Ver Antes de Morrer: 84. Dj Shadow | Six Days

Anos 2000, Para Ver Antes de Morrer | 14 mar 19 - por João Paulo Porto

O diretor chinês Wong Kar Wai e o diretor de fotografia australiano Christopher Doyle costumavam ser uma dupla dinâmica do cinema asiático antes de se separarem após 2046 em 2004. A dupla é mais conhecida pelo elegante Amor À Flor da Pele, segundo filme de uma trilogia que começou com Dias Selvagens e finalizou em 2046. Antes de encerrar sua parceria, Wong dirigiu e Doyle fotografou este videoclipe em 2002 para o DJ Shadow.

Bonito e melancólico, a história fala sobre um homem (o ator Chang Chen de O Tigre e o Dragão) que tenta apagar todos os vestígios de sua ex-amante (a famosa modelo da Malásia, Danielle Graham) só para perceber a futilidade da sua tentativa. O clipe foi dirigido por Wong a pedido do próprio DJ shadow, que o considera um de seus diretores favoritos. Wong também passou a ser um fã da música de Shadow e aceitou o desafio.


Aqui o trabalho conjunto do diretor e fotografo encontra os temas que os fizeram construir uma das carreiras mais cultuadas do cinema. Optando por criar uma obra mais autoral e sensível, com muitos elementos de sua filmografia, (como o uso das cores saturadas para expressar emoções) Wong cria uma desfile de composições de quadros deslumbrantes e que representam o psicológico de seus personagens, que são tristes e confusos, mas que parecem buscar sentido na vida em meio ao caos de um relacionamento fadado ao fracasso. 

O resultado é um videoclipe de apuro estético primoroso que condiz com a capacidade do diretor de explorar emoções em suas obras. Wong, no entanto nunca havia dirigido um videoclipe de música antes. E é uma pena que este tenha sido o único de sua extraordinária filmografia. 

Diretor: Wong Kar Wai | Ano: 2002

 

 

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.