Para Ver Antes de Morrer: 80. Nirvana | Smells Like Teen Spirit

Anos 90, Para Ver Antes de Morrer | 07 mar 19 - por João Paulo Porto

Um clipe que custou menos de 50 mil dólares e continuará vivo para sempre. Apesar de um orçamento baixo e um conceito básico, “Smell Like Teen Spirit” marcou o início dos anos 90 e definiu a era do grunge.

Dirigido pelo Samuel Bayer, o conceito de uma escola que se transforma num tumulto foi inspirado no filme “Rock N´Roll High School” dos Ramones. Enquanto o som soava meio punk, havia algo diferente sobre o Nirvana e essa música. Por alguma razão o jovem daquela década se identificou e o clipe foi um sucesso estrondoso.

O casamento ideal entre a fúria do refrão melódico e intenso de Kurt Cobain e as imagens de rebeldia em um ambiente claustrofóbico e muito, mas muito perigoso. Era o movimento “grunge” em forma de vídeo. Um pouco escuro, um pouco sujo, áspero e sem filtro. Essa foi a próxima (e talvez ultima) revolução do rock. A visão cheia de angústia que brotou da tela e lhe disse que as coisas seriam diferentes a partir de agora. Nirvana era a banda anti-anos 80, e este vídeo foi uma introdução ao seu mundo.

Nomeado para três VMAs em 1992, ganhando dois): os figurantes foram mantidos durante todo o dia em um palco de som em Culver City, forçados a ouvir a música repetidas vezes. No final, Bayer permitiu que eles circulassem pelo set como o clímax do vídeo, e o que ele filmou era real. Eles estavam tão frustrados que destruíram o cenário. Qual foi o caminho perfeito para o nascimento da era do rock do Nirvana. 

Diretor: Samuel Bayer | Ano: 1991

 

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.