Para Ver Antes de Morrer: 76. Pearl Jam | Jeremy

Anos 90, Para Ver Antes de Morrer | 27 fev 19 - por João Paulo Porto

Em 8 de janeiro de 1991, Jeremy Wade Delle, de 15 anos, deu um tiro na cabeça na frente de sua turma em uma escola pública dos EUA. O vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder, leu sobre o incidente e se lembrou de um garoto problemático em sua própria escola que disparou uma arma na sala de aula. Ambos os incidentes inspiraram Vedder a escrever “Jeremy” e ele contratou o fotógrafo Chris Cuffaro para dirigir o vídeo. A gravadora Epic não gostou dos resultados e (para grande desgosto de Vedder) trouxe Mark Pellington para refazê-lo.

O segundo vídeo apresenta Vedder como o narrador da história que culmina com um estudante que entra na aula, joga uma maçã na mesa de seu professor e atira em si mesmo. A MTV desconfortável com a imagem do garoto colocando a arma em sua boca, pediu para que a cena fosse cortada.

A próxima cena mostrava os colegas de Jeremy cobertos de sangue, o que levou muitos a concluir erroneamente que Jeremy havia atirado em toda a turma, como afirmou Vedder ao Songfacts: “conectaram o vídeo clipe com os tiroteios em escolas, o que não foi nada disso. No entanto, infelizmente as pessoas gostam de fazer esse tipo de conexão”.

O vídeo se tornou muito popular na MTV, impulsionou a banda ao estrelato e ganhou quatro VMAs. Infelizmente para o próximo lançamento, a banda decidiu não lançar vídeos promocionais, pois eles não tinham interesse em passar por todos esses problemas novamente e também porque a MTV exibiu tanto o clipe que fez com que a banda se sentisse extremamente superexposta. 

E com tanta superexposição e polêmica, “Jeremy” acabou se transformando num dos videoclipes mais emblemáticos de todos os tempos.

O ator Trevor Wilson, que interpretou o garoto “Jeremy” no vídeo clipe, faleceu em Agosto de 2016.

Diretor: Mark Pellington | Ano: 1992

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.