Para Ver Antes de Morrer: 75. Weezer | Buddy Holly

Anos 90, Para Ver Antes de Morrer | 26 fev 19 - por João Paulo Porto

O Weezer apareceu pela primeira vez na MTV no verão de 1994 com o clipe de “Undone – The Sweater Song”, que mostrava apenas um bando de cães selvagens e o grupo tocando a música. Alguns meses depois, “Buddy Holly” estreou. Spike Jonze (diretor de “Sabotage” e “Intergalactic” dos Beastie Boys) teve a brilhante idéia de inserir a banda em uma cena do Restaurante do Arnold na famosa série de TV dos anos 70, Happy Days, com uma participação especial do próprio Al Molinaro.

Jonze vasculhou horas de gravações de Happy Days para encontrar a filmagem perfeita para usar no vídeo, incluindo a dança de Fonzie. O resultado ficou sensacional e a MTV reproduziu o vídeo várias vezes, transformando o Weezer em uma das maiores bandas indies da década de 90.

Finn Wolfhard de Stranger Things recriou o icônico clipe para o programa Lip Sync Battle em 2017.

Para quem já passou dos 40, assistir ao vídeo causa um sentimento inexplicável de nostalgia. Happy Days em si é um desfile de nostalgia das década de 50 (onde se passa a série) e 70 (época de sua exibição na TV). O vídeo também é um clássico dos anos 90, por isso consegue evocar a nostalgia de três décadas diferentes em um único clipe de três minutos.

Essa é uma conquista notável, graças ao talento do jovem diretor Spike Jonze que fez de “Buddy Holly” um dos melhores videoclipes de todos os tempos.

Em 2017, o ator de Stranger Things, Finn Wolfhard recriou o clipe no Lip Sync Battle, num pequeno gesto de reconhecimento por um clipe memorável e já parte da cultura pop mundial. 

Diretor: Spike Jonze | Ano: 1994

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.