Para Ver Antes de Morrer: 74. Kendrick Lamar | HUMBLE.

Anos 2010, Para Ver Antes de Morrer | 22 fev 19 - por João Paulo Porto

As imagens de “HUMBLE.” de Kendrick Lamar são evocativas e de tirar o fôlego. De sua roupa de papa à reconstituição da pintura de Da Vinci “A Última Ceia”, Lamar não foge aos visuais religiosos. A cena em que ele é o único homem olhando para a câmera enquanto os homens ao seu redor balançam suas cabeças é impressionante e ainda mais notável é a Cena de Kendrick cuspindo fogo enquanto sua cabeça está brilhando como um palito de fósforo. Quando ele canta sobre o Photoshop, uma mulher é mostrada toda maquiada e sem maquiagem. É cheio de simbolismos tão geniais que só um olhar muito aguçado e analítico para mostrar cada um deles.

Esses retratos são misturados com outras cenas icônicas que moldam que parodiam os extremos caricatos da alta vida do rap – descansando em uma cama de dinheiro, dando tacadas em cima de um carro, liderando uma mesa de clichês de rappers.

Por mais que “HUMBLE.” tenha feito sucesso nas rádios e plataformas de streaming, muitos experimentaram a música pela primeira vez através de seu impressionante videoclipe. Dirigido pelo 11x vencedor do MTV Video Award Dave Meyers & the Little Homies (o apelido visual de Kendrick Lamar e do presidente da TDE, Dave Free), é um produto cinematográfico instantaneamente icônico.

“HUMBLE.” Acumulou 422 milhões de visualizações no YouTube; recebeu seis MTV Video Music Awards, incluindo Vídeo do Ano; ganhou o Grammy de Melhor Vídeo Musical e, para fechar com chave de ouro, recebeu da revista Esquire a declaração: “Kendrick Lamar reviveu o videoclipe como uma poderosa forma de comentário social”.

Direção: Dave Meyers & The Little Homies | Ano: 2017

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.