Para Ver Antes de Morrer: 67. Don Henley | The Boys of Summer

Anos 80, Para Ver Antes de Morrer | 01 fev 19 - por João Paulo Porto

O grande vencedor do segundo MTV Video Music Awards de 1985, “The Boys of Summer” ganhou para Vídeo do Ano, Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.

O diretor foi Jean-Baptiste Mondino, um designer gráfico e fotógrafo francês que foi convidado por Jeff Ayeroff – então executivo da gravadora de Henley, Geffen Records. Mondino viajou para a Califórnia e fez com que ele se encontrasse com Henley, para as gravações do clipe.

Falando sobre sua conexão com a música no livro I Want My MTV, Mondino disse: “Eu estava morando em Paris, e estávamos em uma nova era, mais moderna. Mas eu não podia me recusar a ir para Los Angeles – Quando cheguei lá, fiquei muito desapontado, porque há uma grande diferença entre o que eu vi quando era criança nos lindos filmes de Hollywood e o que LA realmente é. Quando eu ouvi ‘Boys Of Summer’, havia algo de nostálgico – ele estava olhando para trás, falando sobre algo que está deixando para trás. Eram os anos 70 que estavam morrendo.

Filmado em preto e branco (como muitos dos vídeos de Mondino), o clipe era artístico e abstrato. Quando Henley aceitou o prêmio de Melhor Vídeo no VMA, ele admitiu não ter ideia do que estava acontecendo quando gravou o clipe, mas disse que Mondino e sua equipe fizeram “o sul da Califórnia parecer o sul da França”.

Direção: Jean-Baptiste Mondino | Ano: 1985

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.