Para Ver Antes de Morrer: 63. Michael Jackson | Earth Song

Anos 90, Para Ver Antes de Morrer | 12 dez 18 - por João Paulo Porto
earth-song-michael-jackson

A verdade é que este é um dos maiores videoclipes de todos os tempos. Michael Jackson sempre se inspirava no fator “épico” para construir suas peças audiovisuais. “Earth Song” não só elevou o nível das produções audiovisuais dos anos 90 como também se revelou um poderoso argumento a favor do planeta Terra. Pela primeira vez, Jackson tratou abertamente com o meio-ambiente e o bem estar dos animais. O clipe, infelizmente, ainda se encaixa perfeitamente em nosso momento atual. 



Para ele, “Earth Song” representava uma missão: exclamar para as gerações sobre a importância de preservarmos o elemento mais precioso da vida: o Planeta Terra. E Michael conseguiu. Com um risco financeiro pessoal, realizou seu grande videoclipe de uma forma que tocasse igualmente os públicos ocidentais e orientais com o significado espiritual pertinente sem soar piegas. 

A produção aborda um tema ambiental, mostrando imagens de crueldade contra animais, desmatamento, poluição, pobreza e guerra. Jackson e os povos do mundo se unem em uma evocação espiritual que convoca uma força descomunal e poderosa que cura o mundo. Usando efeitos especiais, o tempo é revertido para e então a vida retorna, a guerra termina e as florestas se proliferam. O vídeo termina com um pedido de doações para a Fundação Heal the World.

Michael finalmente expondo as mazelas do mundo. 

O vídeo, dirigido pelo fotógrafo de fine art Nick Brandt, custou uma nota mas foi bem recebido; ganhando o prêmio Le Film Fantastique de Melhor Vídeo em 1996, além do Doris Day Music Award, no Prêmio Genesis de 1995 e uma indicação ao Grammy de Melhor Vídeo de Música em 1997. 

Com um currículo de dar inveja, Brandt se tornou famoso pelas belíssimas fotos de animais africanos em preto-e-branco. Inicialmente, lançou-se como diretor, realizando videoclipes para músicas de Michael Jackson (Cry, Stranger in Moscow), Moby e Jewel. Porém em 1995, a sua vida tomaria um rumo diferente. Ele desembarcou na Tanzânia para filmar este clipe. Sua experiência naquele continente fez com que abandonasse completamente o trabalho de direção para se dedicar à fotografia. Uma mudança de foco que o transformou em um dos maiores fotógrafos de natureza de todos os tempos. 

“Earth Song” se tornou um clipe triunfalmente ambicioso e comovente. E jamais perderá a importância. 

Direção: Nick Brandt | Ano: 1996

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.