Para Ver Antes de Morrer: 61. Beastie Boys | Intergalactic

Anos 90, Para Ver Antes de Morrer | 29 nov 18 - por João Paulo Porto

O Beastie Boys tem em seu currículo dois videoclipes marcantes; o primeiro, lançado em 1994, e que nós já falamos aqui, é “Sabotage“, considerado até hoje um dos melhores de todos os tempos. O segundo é “Intergalactic” de 1998. O que eles tem em comum é que ambos são deboches descarados de filmes “antigos”. Enquanto o primeiro é uma homenagem do gênero espionagem setentista, “Intergalact enveredou pela ficção científica. 



“Intergalactic” é um eufemismo enorme. No espaço de apenas 4 minutos, o diretor (que também era integrante do trio) Adam ‘MCA’ Yauch, sob o pseudônimo de Nathanial Hornblower, criou um clipe saudosista de baixo orçamento com a ajuda de um cara com uma fantasia de robô, uma minúscula cidade feita à mão e um figurino limitado.

Este vídeo é uma bela homenagem aos velhos filmes japoneses como Godzilla, onde Tóquio era destruída por um grande monstro. O vídeo foi filmado no Japão, e os metrôs que você vê são de Tóquio. É bem possível que o criador do Godzilla, Tomoyuki Tanaka, que morreu no ano anterior ao lançamento do clipe, ficaria orgulhoso.

O clipe se provou extremamente popular nos anos 90, e talvez seja um dos mais marcantes para quem cresceu vendo clipes na MTV. Levou para casa em 1999 o MTV Video Music Award de melhor vídeo de Hip-Hop e deixou como legado, imagens inesquecíveis que ainda permeiam a memória de uma geração. 

Adam ‘MCA’ Yauch, que era um dos membros fundadores, estava por trás da maioria dos clipes do Beastie Boys. E mesmo com o declínio do formato do videoclipe, Yauch, que faleceu aos 47 anos, ainda se aproximou de outros gênios de sua geração, como Spike Jonze e Michel Gondry – com uma fome criativa surpreendente.

Direção: Nathanial Hornblower Ano: 1998

 

 

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.