Para Ver Antes de Morrer: 59. Justice | D.A.N.C.E.

Anos 2000, Para Ver Antes de Morrer | 28 nov 18 - por João Paulo Porto

O videoclipe de “D.A.N.C.E.”, com suas estampas mutantes nas camisetas, é um espetáculo visual de dar inveja a muitos designers de camisetas. Filmado pela dupla de diretores franceses Jonas & François, com a colaboração do animador francês So Me, o video se tornou bastante popular em 2007 e ajudou a popularizar a fama do duo francês Justice não só como excelentes produtores musicais, mas também como uma banda que se preocupava desde o inicio com a imagem. 

Da cruz que estampa a capa do primeiro disco  — que se tornou uma espécie de símbolo da banda — ao conhecido clipe de “D.A.N.C.E”, a identidade visual do grupo sempre foi um de seus atrativos. E não é a toa. Gaspard Augé e Xavier de Rosnay eram estudantes de design gráfico quando criaram o Justice como um experimento híbrido de música e imagem. 

O videoclipe é filmado no estilo da pop art. No vídeo, Augé e Rosnay andam, e as imagens de suas camisetas mudam e se transformam constantemente (carros, bocas, raios, pirulitos, números, letras e mais letras). Inclui uma referência ao clipe “Video Killed the Radio Star” de The Buggles, onde a palavra “Radio” é substituída por “Internet” em uma parte do vídeo. Obviamente, em referência ao surgimento do Youtube. Vale salientar que o custo de produção de um videoclipe desse tipo não é alto, mas seu resultado é absolutamente notável. 




O dou saiu das sombras depois do remix sensacional de “We Are Your Friends” do Simian, que tocou a exaustão em 2006. Mas o sucesso chegou mesmo com o single “D.A.N.C.E.”, um tributo ao Michael Jackson. O single se tornou um sucesso das rádios e o clipe passava a exaustão na TV. O vídeo foi indicado ao prêmio de “Video do ano” no MTV Video Music Award de 2007, mas só foi ganhar o prêmio, merecidamente, no MTV Music Awards europeu. 

Diretores: Jonas & François | Ano: 2007

 

 

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.