Para Ver Antes de Morrer: 57. George Michael | Shoot The Dog

Anos 2000, Para Ver Antes de Morrer | 26 nov 18 - por João Paulo Porto

Quando George Michael lançou seu single “Shoot the Dog” no Reino Unido em 29 de julho de 2002, já havia passado muitos anos desde que a sua banda Wham! despontou no mundo da música pop, mas esta foi a primeira incursão do cantor no mundo da crítica política.

A canção foi um comentário sobre o comportamento supostamente servil do primeiro-ministro britânico Tony Blair em relação ao presidente dos EUA, George Bush, em alguns assuntos, como a Guerra do Iraque.




Michael embarcou na fascinante jornada de contratar os serviços dos produtores do programa de desenhos animados satíricos da televisão britânica 2DTV para criar o vídeo promocional. Daí sai um clipe animado muito incomum e colorido, e é claro, atraiu a atenção das manchetes. No entanto, a recepção de crítica e público seria surpreendentemente decepcionante.

O 2DTV se tornou famoso por mostrar Bush como um imbecil sorridente, e de fato o vídeo repetiu a caricatura. Mas naquela época, parecia uma piada muito banal. O vídeo continuou com frases escatológicas e insinuações no estilo dos desenhos  Os Simpsonse Uma Família Da Pesada– ojivas nucleares fálicas sendo lançadas do chão, Michael seduzindo uma Cherie Blair com uma tanga de leopardo – e comentário político de cunho duvidoso (Blair rolando no chão como um cachorro para que Bush acaricie sua barriga). E a mensagem política de George era clara, quando ele canta: “Tony, Tony, Tony, eu sei que você está excitado, mas há algo que Bush não está certo“.

 

 

Mas será que George estava tão desesperado assim por notoriedade, ou este clipe era apenas sua forma de expressar sua crítica a política da época?

Independente da opinião, o vídeo animado que tem como protagonistas os idiotas George W. Bush e Tony Blair, merece ser revisitado. Em 2016, documentos relataram que a ocupação da Guerra do Iraque foi por anos má administrada pelo primeiro-ministro britânico, Tony Blair, devido a sua confiança cega ao presidente dos EUA, George W. Bush.

Direção: 2DTV | Ano: 2002

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.