Para Ver Antes de Morrer: 48. Moby | Are You Lost In The World Like Me?

Anos 2000, Para Ver Antes de Morrer | 28 out 18 - por João Paulo Porto

O autor da música é Moby, e o clipe pode ser definido como um dos melhores já feitos em todos os tempos. O mérito vai para Steve Cutts, que concebeu e dirigiu o clipe lançado em 2016 em seu single “Are You Lost In The World Like Me?”. Um vídeo peculiar com um estilo animado inspirado nos cartoons dos anos 1930, focado em um dos tópicos mais discutidos e controversos de nossos tempos: a alienação causada pelo vício em smartphones e acessórios eletrônicos na vida cotidiana.

O vídeo mostra um preto e branco essencial que não permite ao espectador sentir empatia com o que se ver. Desconexão da realidade, desalinhamento entre a vida real e a percebida e incapacidade de reagir aos principais centros emocionais do vídeo, que representa de fato, uma visão distópica do mundo em que vivemos atualmente. O próprio Moby é muito sensível à mensagem, comentando o assunto com palavras fortes, acusando de fato a humanidade de “ter destruído nossa própria capacidade de interagir com as pessoas“.



O clipe acabou por viralizar e ganhou outros contornos. Quando vemos, não parece que estamos assistindo a um clipe. Na verdade, nem lembramos que se trata de um clipe do Moby e, sim, de mais um desses vídeos virais que rolam na internet.

Este vídeo oferece uma perspectiva única sobre como os telefones arruinaram nossas vidas e o mais irônico de tudo isso é que a maioria das pessoas que assistiram a este clipe, foi pelo celular.

Diretor: Steve Cutts | Ano: 2016

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.