Para Ver Antes de Morrer: 46. Depeche Mode | Enjoy The Silence

Anos 90, Para Ver Antes de Morrer | 27 out 18 - por João Paulo Porto

Em 1990, Depeche Mode lançou Violator, o álbum que os consagrou definitivamente ao sucesso internacional. O disco continha algumas das canções mais célebres do grupo, como “The World in my Eyes”, “Policy of Truth”, “Personal Jesus” e “Enjoy the Silence”.

Este último foi usado como o segundo single do álbum e o clipe foi dirigido pelo diretor holandês Anton Corbijn, que imediatamente propôs sua visão sobre como transformar a canção em vídeo. A idéia, como sabemos agora, era filmar Dave Gahan vestido de Pequeno Príncipe, com coroa e capa, enquanto passava por paisagens desoladas, arrastando uma espreguiçadeira.



A simplicidade desarmante do vídeo queria passar a mensagem de que, por mais rico e poderoso que você seja, a busca por paz interior e silêncio é sempre um desafio, mesmo para um rei.

No começo, a banda não entendeu a idéia proposta por Corbijn, que tentou várias vezes explicar o que queria, sem conseguir convencer Gahan e seus companheiros. O grupo queria um vídeo mais tradicional, adaptado à sua imagem, e eles estavam com medo de cometer um erro em um momento crucial em sua carreira.

Houve também um segundo vídeo, feito para um programa de TV. Esse vídeo foi filmado em uma das torres do World Trade Center. Logo depois, no entanto, eles entraram em acordo e o Depeche Mode tentou seguir as instruções de Anton Corbijn.

As locações foram planejadas na Escócia, em Portugal e nos Alpes Suíços, lugares onde o poder da natureza e a presença humana insignificante eram visíveis. Na Suíça, eles subiram a 3000 metros de altura para encontrar a neve e Gahan mostrou-se impaciente.

O cantor disse mais tarde que se sentiu “como um idiota” e deixou claro que não estava no pensamento de Corbijn em tudo, mesmo recusando-se a filmar uma cena e forçando a produção a substituí-lo em alguns casos. No final, Corbijn não só conseguiu filmar o vídeo como ele imaginou, mas também resistiu ao tempo, produzindo um vídeo que se tornou uma de suas imagens mais famosas.



“Enjoy The Silence” tornou-se um dos marcos da carreira do Depeche Mode, permitindo que Violator ganhasse o mercado e se tornasse um dos seus álbuns mais vendidos. A música, que deveria ser uma balada lenta e sombria, foi convertida em um ritmo pulsante, que foi transformado no hit que conhecemos e permitiu entrar no Top 10 nas paradas britânicas e americanas.

O sucesso da canção também foi graças ao vídeo de Corbijn, que capturou a atenção global para a sua originalidade e por essa noção básica que um rei, no final do dia, é apenas alguém que procura um lugar onde se sentar e apreciar a vista.

Diretor: Anton Corbijn | Ano: 1990

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.