Para Ver Antes de Morrer: 0034. Talking Heads | Once In A Lifetime

Anos 80, Para Ver Antes de Morrer | 12 mar 18 - por João Paulo Porto

O vídeo de “Once in a Lifetime” do Talking Heads é tão estranho, é tão anos 80, que trinta anos depois, ainda é um vídeo icônico para uma banda que nunca foi comercialmente bem-sucedida ou teve grandes sucessos nas rádios.

Quando a MTV estreou um ano após o lançamento de “Once in a Lifetime”, tornou-se um dos seus clipes mais vistos, dando a muitos fãs de música seu primeiro olhar sobre a brilhante performance de Byrne. 

No vídeo, o cantor dança como uma marionete demente, empurrando os braços e agachando-se numa bola, nadando num mar azul falso. Ele se junta a um coro de outros Byrnes no fundo que o imitam. O video foi exibido anos mais tarde no Museu de Arte Moderna de Nova York.

O vídeo começa com o lendário vocalista David Byrne em um terno cinza. Os movimentos que ele faz são nada mais, nada menos que surreais. Quer se trate dos movimentos de uma tribo africana mostrada em uma janela flutuante atrás dele, imitando ser baleado ou fazendo uma contorção estranha e espasmica de corpo inteiro, Byrne é totalmente hipnotizante. A coreógrafa foi Toni Basil, que mais tarde faria sucesso com o single “Hey Mickey“. 

Depois de toda essa estranheza, ele desaparece e é substituído por uma versão normal de si mesmo. O visual é substituído por uma camisa de colar branca e aberta, a sala branca substituída por uma sala negra. Os penteados do cabelo e os óculos desaparecem. Quem é este novo David Byrne? Como ele chegou aqui?

Seja como for, “Once In A Lifetime” é uma jóia absoluta da era pré-MTV. 

Direção: David Byrne e Toni Basil | Ano: 1980

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.