Para Ver Antes de Morrer: 0022. Fatboy Slim | Praise You

Anos 90, Para Ver Antes de Morrer | 24 fev 18 - por João Paulo Porto
Fatboy-Slim

O veterano diretor de música britânico Nigel Dick pode se lembrar do choque que ele teve quando viu pela primera vez o clipe de “Praise You” do diretor Spike Jonze. Acostumado a trabalhar com grandes produções para Guns N ‘Roses, Dick sentiu que Jonze, ao fazer um video com um orçamento tão baixo como este, estava arruinando o formato. Embora o custo de “Praise” fosse supostamente inferior a US $1.000, a genialidade por trás desta obra não tem preço.

O grupo fictício de Dança da comunidade de Torrance se apresenta em uma sala de cinema da Califórnia e começa a dançar uma bizarra coreografia na frente de espectadores atordoados que não entendiam o que estava acontecendo ali. (Jonze, que também interpreta o líder do grupo sob o pseudônimo de Richard Koufey, não pediu permissão do teatro.)

Nem todos entenderam a brincadeira. Um homem desmastrando estar irritado, desliga a música, momento em que o diretor, sem pensar duas vezes, liga o som novamente e abraça o cara de uma maneira que teria deixado qualquer um orgulhoso de Jonze.

Apesar da simplicidade na construção do clipe, Jonze já possuía um currículo de dar inveja. São dele os incríveis clipes de “Buddy Holly” (Weezer), “Sabotage” (Beastie Boys) e “Electrobank” (Chemical Brothers). A MTV Video Music Awards concedeu o prêmio de Vídeo que Quebrou Barreiras e Direção ao Torrance Community Dance Group, provando que entendeu a brincadeira. E apesar de ter sido indicado, “Praise You” não levou o trofeu de Melhor Coreografia, que foi para o agora esquecido “Livin ‘la Vida Loca” de Ricky Martin.

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.