Para Ver Antes de Morrer: 0017: Lady Gaga | Bad Romance

Anos 2000, Para Ver Antes de Morrer | 22 fev 18 - por João Paulo Porto
lady_gaga_bad_romance

O vídeo para “Bad Romance”, o primeiro single do The Fame Monster, revelou um lado mais sombrio da Lady Gaga nunca visto antes de seu lançamento em novembro de 2009.

Claro, houve vislumbres – principalmente no pretensioso clipe de “Paparazzi” de seu álbum anterior – mas em “Bad Romance”, ela colocou as garras para fora. Literalmente. Os gestos icônicos como as garras são um dos momentos mais memoráveis do clipe.

“Bad Romance” também nos apresentou pela primeira vez a famosa coreografia do monstro “Rah-rah-ah-ah-ah / Roma-ro-ma-ma” que tornou-se parte integrante de sua imagem – como a luva foi para Michael Jackson

A direção ficou por conta do experiente Francis Lawrence, que já trabalhou com artistas como Britney Spears, Janet Jackson e Gwen Stefani. Lady Gaga disse à MTV News que sabia que ele seria a pessoa certa: “Ele é um diretor de clipes e um cineasta. (…) eu sabia que ele poderia dirigir o vídeo de uma forma que eu pudesse lhe dar as idéias mais estranhas e psicóticas possíveis “, disse ela. “Mas que também pudesse ser relevante para o público”.

“Bad Romance” é a versão de Gaga de uma música de amor: seu romance é “feio” e uma “doença”, ilustrada pelo cadáver de seu antigo amante. Os figurinos de Alexander McQueen tornaram-se sinônimo de sua estética. E, embora os vídeos posteriores sejam ainda mais elaborados, “Bad Romance” serve como o melhor exemplo do que ela faz melhor: pop performance.

 

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.