Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #248. OutKast | Hey Ya

Para Ver Antes De Morrer | 28 ago 14 - por João Paulo Porto
outkast_polaroids

“Hey Ya” do dou de hip-hop OutKast, nada mais é do que uma homenagem ao marco da TV americana quando os “Reis Do IêIêIê” apareceram no programa The Ed Sullivan Show no histórico dia 9 de fevereiro de 1964. Em fato, o clipe capta como poucos a euforia devastadora dos fãs do maior fenômeno da música de todos os tempos.

outkast-heyyaNo clipe, Andre 3000 interpreta oito versões de si mesmo para a fictícia banda The Love Below: o tecladista Benjamin Andre, o baixista Possum Jenkins, o vocalista Ice Cold 3000, o baterista Dookie Blasingame, os três backing vocals The Love Haters e o guitarrista Johnny Vulture.

A narrativa do videoclipe não é muito densa e mostra Andre 3000 e Big Boy (como o empresário da fictícia banda The Love Below) nos bastidores se preparando para uma apresentação em um programa de TV no Reino Unido – Andre 3000 reverteu a invasão britânica, agora uma banda americana se apresentando no Reino Unido – Enquanto isso, o apresentador de televisão, interpretado por Ryan Phillippe tenta acalmar uma multidão de meninas gritando em um show que está sendo transmitido ao vivo em preto e branco. A banda se apresenta, enquanto as meninas na platéia gritam histericamente; uma delas invade o palco e é levada por segurança. Uma família aparece dançando enquanto assistem à transmissão em casa. Ice Cold 3000 dança com uma das meninas no palco, e o vídeo termina com vários amigos da banda assistindo e discutindo o desempenho.

O videoclipe foi filmado em dois dias em agosto de 2003 em um palco de som no Universal Studios em Los Angeles, Califórnia. O elenco era formada por mais de 100 meninas. Cada um dos André 3.000 foi filmado várias vezes de diferentes ângulos, e ele cantou a música 23 vezes durante as filmagens. Andre 3000 afirmou que não teve tempo de ensaiar uma coreografia e que toda a dança foi improvisada. Muitos consideraram seu jeito de dançar no palco muito parecido com James Brown, até mesmo o desempenho energético de 3000 é muito similar ao rei do funk.

VEJA TAMBÉM: 0123. Massive Attack | Unfinished Sympathy

giphyO sucesso do clipe, assim como a música, foi estrondoso. Bryan Barber liderou uma equipe de performers que souberam exprimir com veracidade toda a euforia monumental que os Beatles causavam nas mulheres. A crítica elogiou a combinação de elementos visuais como o figurino, o corte de cabelo e até mesmo os objetos que representam bem a década de 60 pela coesão convincente assim como a performance de todo o elenco. No MTV video Music Awards de 2004, o vídeo ganhou quatro prêmios de Vídeo do Ano, Melhor vídeo de Hip-Hop, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Direção de Arte. Ele também foi nomeado para Melhor Direção, mas perdeu para Jay-Z em “99 Problems”. “Hey Ya!” foi nomeado Melhor Vídeo de Música Curto no Grammy Awards, também perdeu para Johnny Cash em ‘“Hurt”.

Mesmo depois de 10 anos de seu lançamento, “Hey Ya” ainda continua contagiante e moderno.

Direção: Bryan Barber | Ano: 2003


João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths