Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #209. Os Paralamas do Sucesso | Ela Disse Adeus

Para Ver Antes De Morrer | 14 set 13 - por João Paulo Porto
Paralamas

Raramente vemos produções audiovisuais brasileiras de qualidade superior a esta, dos diretores Andrucha Waddington, Breno Silveira e Tony Vanzollini. “Ela Disse Adeus”, música composta pelos Paralamas do Sucesso, uma das maiores bandas de pop-rock brasileiro de todos os tempos, possui uma melodia contagiosa e trechos em inglês e além de ser um dos maiores sucessos do trio, teve em seu videoclipe, gravado em preto e branco e repleto de cenas cômicas o maior destaque do audiovisual de 98.

timthumbCom uma duração de 4 minutos, o enredo é quase tão simplista quanto um conto de fadas. A sonhadora dona de casa (interpretada pela já famosa Fernanda Torres) aguarda, ansiosamente a chegada dos três maridos, enquanto realiza tarefas diárias como qualquer dona de casa. Romântica e carinhosa, a mulher é esnobada e humilhada de maneira completamente desumana por eles e depois de muito sofrimento e reflexão, resolve se vingar de cada um matando-os. Nas cenas decorrentes, um festival de assassinatos repletos de humor negro e ingênuo invade a tela: cada marido morre a sua maneira, o vocalista Herbert Vianna envenenado, o baterista Joao Barone, afogado na banheira e o Baixista Bi Ribeiro enforcado.  E assim como ela, sentimos aliviados e felizes pela vingança.

O clipe foi escolhido o melhor do Brasil por críticos da Folha de São Paulo, ficando atrás de pesos como Diário De Um Detento (), Maracatu Atômico ( e ) e A Minha Alma (a paz que eu não quero) (O), todos clipes incríveis, e isso apenas aumenta o mérito do trabalho.

ib287471E não é difícil adivinhar o porquê da escolha: os diretores conseguem captar a textura cotidiana daquele tipo de filme mudo e preto-e-branco por causa do extraordinário tratamento dado ao roteiro e a montagem. A atuação de Fernanda Torres, uma das maiores atrizes brasileiras, é convincente e consistente e resplandece um brilho apaixonante e sobrenatural chegando a ofuscar os demais. Os Paralamas também estão formidáveis e acentuam com destreza o seu lado dramaturgo. Os cenários, iluminações e a fotografia em preto-e-branco suavizam e realçam os elementos em cena. Porém o maior mérito está na atmosfera teatral empregada, certamente influenciada pelos filmes mudos do início do século XX (como os grandes clássicos de Charles Chaplin) que nos faz sentir por alguns minutos a emoção e magia do cinema sem palavras.

O clipe ganhou os prêmios de Clipe do ano, Clipe Pop, Melhor Direção, Fotografia e Arte no VMB de 1998.

Concordando ou não, “Ela Disse Adeus” é um dos poucos clipes que merecem a alcunha de clássico do audiovisual brasileiro. Talvez por isso, a sua duradoura importância.

Diretores: Andrucha Waddington Breno Silveira e Tony Vanzollini | Ano: 1998

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths

  • Klaudia Melo

    Pq o melhor video dos paralamas do sucesso ela disse adeus sumiu, ñ consigo visualizar, o que houver? Nossa fiquei mto triste e decepcionada, gostaria de uma resposta

  • Klaudia Melo

    Meu filho tem 16 anos e ele curte v6, eu falei pra ele o cilpe dessa musica Ela disse adeus é mto bom da uma olhada… quando fui mostrar pra ele, não tinha mais… esse clipe faz parte da minha adolescencia por favor please!

    • Muito obrigado pelo aviso. Só agora que nós observamos que o link do vídeo no youtube tinha saído do ar. Mil desculpas se a gente não sabia desse erro. Estávamos em pausa para as férias (e ainda estamos). Normalmente alguns videos não tem a autorização de divulgação das produtoras. As vezes esse tipo vídeo saem do ar por intermédios de terceiros e a gente tenta buscar em outros links de boa qualidade. Infelizmente, alguns videoclipes nacionais não tem o aval das produtoras nacionais de disponibilizar na internet. Só o canal da @Vevo que é uma companhia americana, parceira da EMI, Universal e Sony que conseguem obter videos nacionais de boa qualidade para o youtube. Já buscamos o link certo e tomara que você goste! 🙂