Anúncio com Código

Os clipes mais assustadores de todos os tempos

Listas, Videoclipes | 01 jul 15 - por João Paulo Porto

Desde que Michael Jackson chocou o mundo com os 15 minutos hipnóticos de “Thriller”, o universo dos videoclipes se viu invadido por vídeos assustadores de Ozzy, Marilyn Manson e Rob Zombie, mas o lado negro não é apenas relegado para aqueles com um toque musical assustador. Estrelas pop como The Cure e Chris Brown também surfaram na onda dos videoclipes assustadores. Aqui nós compilamos 15 dos vídeos mais assustadores de todos os tempos.

sweetdreams12x_by_brookerulezd00dx-d5xrfke

15. Chris Brown, “Wall to Wall” (2007)

Antes dos vampiros se tornarem a tendência da vez, Chris Brown lançou um clipe vampiresco com direito a coreografias alucinantes e muito sangue.

14. The Horrors, “Sheena Is A Parasite” (2006) (este clipe faz parte dos 1001 Videoclips Para Ver Antes de Morrer)

Talvez o videoclipe mais apavorante de todos os tempos. O debut da banda punk inglesa The Horrors de 2006 já é uma viagem sonora pertubadora, mas o vídeo para o single se tornou tão apavorante quanto os clássicos filmes de horror do cinema.

Destaque para a ótima performance de Samantha Morton, (atriz inglesa que já recebeu duas indicações ao Oscar de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante para os filmes Terra dos Sonhos de Jim Sheridan e Poucas e Boas de Wood Allen, respectivamente.)  que parece ter sido influenciada pela inesquecível Regan Mcneil do filme O Exorcista acrescentando altas doses de horror em sua atuação perfeita.

13. , “Black Hole Sun” (1994) (este clipe faz parte dos 1001 Videoclips Para Ver Antes de Morrer)

O vídeo inovador, dirigido por  é tenso e angustiante, cheio de engodos macabros e apocalípticos. Como uma metáfora sobre a pervesidade humana, o espirito frio e malévolo dos humanos é representado de forma impecável, contrastando com a bela melodia da canção. A história se passa em um bairro suburbano onde seus habitantes alienados e perversos, em situações ridículas e pateticamente confiantes, são engolidos por um buraco negro, enquanto a banda executa a música em algum lugar em céu aberto.

12. Rockwell, “Somebody’s Watching Me” (1984)

Sua casa é bem iluminada, sua TV está ligada, e você tem um cão gigante para protegê-lo. Mas mesmo assim, a paranoia parece tomar conta neste vídeo de maior sucesso do Rockwell. Mas espere, de onde é que a voz Michael Jackson está vindo?

11. Skrillex, “First of the Year (Equinox)” (2011)

Quando um predador decide perseguir uma menina, ele dá de cara com uma besta mais assustadora e sinistra do que ele mesmo. Este vídeo assustador, dirigido pelo cineasta francês Tony ‘Traund’ Datis, adiciona um soco visual aterrorizante a brutal batida de .

10. 30 Seconds to Mars, “The Kill (Bury Me)” (2006)

“Não vai sair uma única alma viva aqui”, “Trata-se de confrontar seu medo e a verdade sobre quem você é”, disse o vocalista Jared Leto sobre ‘The Kill’ – o clipe é baseado no caráter horripilante de Jack Nicholson em “O Iluminado”. Um tributo inteligente salpicado de sangue.

9. Geto Boys, “My Mind Playing Tricks on Me” (1991)

A paranóia toma conta de um anti-herói masculino neste clipe cinematográfico do trio de rap Texano. A personagem masculina parece ser perseguido por um misterioso assassino. O vídeo da música inclui imagens austeras e uma reviravolta inesperada perto do final, mas a imagem mais memorável continua a ser o menino pequeno perfurando um homem no rosto. Ugh!

8. Rob Zombie, “Dragula” (1998)

A beleza deste vídeo de Rob Zombie “Dragula”, que mostra o ex-vocalista do White Zombie montado em uma maquiagem macabra e infernal, encanta pelos seus detalhes exagerados. O robô dançando desajeitadamente atrás de Zombie, imagens de um palhaço feliz acompanhado por cenas de uma bomba atômica explodindo e o crânio humano no carro do cantor são elementos que o tornam merecidamente um dos vídeo mais assustadores de todos os tempos.

7. The Cure, “Lullaby” (1989) (este clipe faz parte dos 1001 Videoclipes Para Ver Antes de Morrer)

Mesmo em seus momentos mais pop, sempre foi um pouco assustador. Mas a banda realmente criou um clipe assustador com “Lullaby”, em que o vocalista Robert Smith é aterrorizado por uma sombrio homem-aranha antes que ele seja devorado por um aracnídeo gigante. Não é o tipo de clipe que deve ser mostrado às crianças antes de dormirem.

6. Ozzy Osbourne, “Bark at the Moon” (1983)

Para o “Príncipe das Trevas”, o clipe de “Bark at the Moon” não é exatamente chocante. Ozzy desempenha um lobisomem, um cientista louco e um homem morto. Mas quem ele é na vida real? um murmúrio, um roqueiro tatuado que costumava morder as cabeças de morcegos? – parece que ele é mais assustador do que os personagens que ele interpreta.

5. Fever Ray, “If I Had A Heart” (2009)

Os espectadores podem ter dificuldades para entender o que está acontecendo no clipe de Fever Ray para “If I Had a Heart”. Ecoando o sentimento assombrado da música, o vídeo serve como um filme interpretativo que mostra o assassinato em massa dos ricos de uma tribo primitiva.

4. Evanescence, “Going Under” (2003)

Evanescence compara as armadilhas da fama com ser assombrada por fantasmas neste clipe de “Going Under”. A maquiagem da cantora Amy Lee é aplicada por um bando de mulheres velhas sinistras, enquanto a multidão no show da banda se transforma em um pacote voraz de zumbis. Lee eventualmente supera as visões – até descobrir que o guitarrista Ben Moody é um demônio também.

3. Marilyn Mason, “Sweet Dreams” (1999)

Nós todos sabemos que roqueiro  tem um dom para o demoníaco. Mas quando ele vestiu um traje da bailarina (e cortou-se, vestiu um porco e convulsionou incontrolavelmente) no vídeo do cover do , Sweet Dreams (Are Made of This)“, ele realmente assustou as pessoas.

2. Michael Jackson, “Thriller” (1983) (este clipe faz parte dos 1001 Videoclipes Para Ver Antes de Morrer

A gama de emoções invocadas pelo vídeo de Thriller de  é maior do que muitos filmes de longa-metragem – há comédia, incredulidade, e, claro, um bom susto. Além disso, a dança coreografada é tão impactante que ainda permanece no subincoosciente de qualquer pessoa que já assistiu este clipe antes.

1. Aphex Twin, “Come To Daddy” (1997) (este clipe faz parte dos 1001 Videoclipes Para Ver Antes de Morrer

Muitos vídeos têm assustado os telespectadores ao longo dos anos, mas nenhum é tão horrível como este do britânico . Não temos certeza do que é mais ameaçador – os ritmos e batidas frenéticas da melodia, a turma assustadora de crianças  aterrorizando a cidade, ou o demônio digital gritando de uma TV analógica – mas tudo nesta obra-prima monstruosa (dirigido pelo gênio ) nos fez dormir com as luzes acesas durante anos.

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths