Anúncio com Código

Os 50 videoclipes mais inesquecíveis dos anos 90 (parte 2)

Listas | 18 abr 17 - por João Paulo Porto

Se você cresceu em meados dos 90, então deve se lembrar de uma série de videoclipes que empestavam os programas de TV da época, e deixaram muitas saudades. Pensando nisso, nós aqui do 1001 Videoclips decidimos fazer uma viagem no tempo, listamos os 50 clipes mais memoráveis e inesquecíveis da década de 90. Confira abaixo a segunda parte do especial anos 90, porque relembrar é viver!

Ah! e não deixe de conferir  AQUI a primeira parte da nossa lista dos clipes mais marcantes da década de 90. 

Quer recomendar outros clipes incríveis dos anos 90? Já sabe, né? Conte para nós nos comentários.

REM – “Losing My Religion” (1991) e “Everybody Hurts” (1992)

Dois dos mais lindos clipes da década. Enquanto “Losing My Religion” evocava obras de arte renascentistas, o clipe de “Hurts” bebia da fonte do cinema clássico italiano de Frederico Felini. 

Blind Melon – “No Rain” (1993)

O amável clipe da menina-abelhinha que sofria bullying é um dos mais famosos e assistidos clipes dos anos 90. 

Soul Asylum – “Runaway Train” (1993)

Se a música falava sobre depressão, o clipe, que mostrava imagens de crianças desaparecidas ajudou muitas famílias a reencontrarem seus filhos sumidos. 

Chris Isssac – Wicked Game” (1991)

“Wicked Game” é uma linda balada que fez muito sucesso nas rádios do mundo inteiro em 1989. O vídeo dessa canção foi dirigido pelo renomado fotógrafo  e é considerado um dos mais sensuais de todos os tempos. Muito antes da cultura Hip-Hop apresentar a nudez de uma forma elegante, este vídeo ofereceu um deslumbrante desfile de imagens suavemente provocativas e sutilmente sexuais.

Janet Jackson – “Escapade” (1991) 

O vídeo da música para a canção foi dirigido por Peter Smillie e ocorre em um carnaval no estilo Mardi Gras. Jackson e seus dançarinos executam uma coreografia no ambiente exótico. Vários vídeos de música pop subseqüentes usaram os temas semelhantes influenciados pelo estilo visual do clipe.

Extreme – “More Than Words” (1993)

Os longos cabelos dos integrantes do Extreme faziam muitas garotas suspirarem ao som de “More Than Words”, a balada romântica mais famosa deles. 

Seal – “Kiss From a Rose” (1995)

O clipe dirigido por Joel Schumacher e inclui Seal performando a canção junto ao “Bat-sinal” com cenas intercaladas do filme Batman Eternamente. Este tornou-se o vídeo mais popular de Seal depois da mega-hit “Crazy”.

Michael Jackson – “Black or White” (1991)

Assim que o vídeo acabou, a reação foi a mesma em todos os cantos do mundo. Todos ficaram chocados com os quatro minutos finais do vídeo, onde Michael sai quebrando tudo (essa parte foi cortada da TV). Mas a participação de Macaulay Culkin,  a transformação de Michael em pantera e o efeito morfo – usado pela primeira vez na TV – salvaram o clipe do desastre. 

The Offspring – “Pretty Fly (For a White Guy)” (1998)

O cara de retardado dirigindo um conversivel pelas ruas de uma cidade compõe-te o clipe malucão de “Pretty Fly” da banda Offspring. Uma geração inteira de adolescentes cresceu vendo este clipe na MTV. Bons tempos! 

Foo Fighters – “Learn to Fly” (1999)

Com o enredo se passando dentro de um avião, parodiando o filme Apertem os cintos! O piloto sumiu, lançado em 1980, Learn To Fly se tornou um clássico instantânea da banda e contou com a aparição de gente famosa como Jack Black e Kyle Gass da banda Tenacious D.

Spice Girls – “Wannabe” (1997)

O clipe em plano-sequencia mais divertido de todos os temos. As  marcaram os anos 90 com o clipe de Wannabe gravado em uma mansão. A energia contagiante do grupo ingles conquistou o mundo inteiro.

Red Hot Chilli Peppers – Californication (1999)

O Videoclipe do mega-sucesso “Californication” trouxe um cenário digital, onde os membros do  tomavam forma de personagens de um game, e percorriam milhas a fio em divertidas aventuras. A canção foi também uma critica ao lado obscuro de Hollywood. 

Nirvana – “Come As You Are” (1992)

 O vídeo que mostra a banda em um quarto escuro, onde a aparência de água distorce as imagens e desfoca os rostos dos membros da banda (uma idéia sugerida por Cobain) é um dos mais famosos do trio e da década de 90. 

Oasis – “Wonderwall” (1995)

“Wonderwall” é uma das canções mais amadas em todo o mundo. Foi considerada um dos maiores sucessos da banda, e foi em grande parte responsável pelo seu reconhecimento ao redor do mundo. O clipe em preto-e-branco criou alguns momentos inesquecíveis como o jovem Liam Gallagher usando uns óculos indiscutivelmente icônicos.

Blur – “Song 2”

Zeca Camargo em seu blog sintetizou o espírito cru e direto da canção de forma prática: “o vídeo não dá voltas para falar ao que veio: destruir, destruir, arrasar. Em menos de dois minutos, banda e instrumentos estão voando pela sala, com a mesma intensidade daqueles acordes. Não era para detonar tudo? Então, missão cumprida. U-hú!”

Agora confira  AQUI a primeira parte da nossa lista dos clipes mais marcantes da década de 90. 

 

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths