Os 10 melhores videoclipes nacionais de 2017

Listas | 30 dez 17 - por João Paulo Porto

2017 foi o ano de Pabllo Vittar. A drag mais famosa do Brasil conquistou o país com os clipes de “Corpo Sensual” e principalmente “K.O.”. Além dele, outras grandes surpresas foram o primeiro clipe da carreira de Elza Soares, super produção do Scalene e O Terno com mais um clipe sensacional. Confira nossa lista dos melhores clipes nacionais de 2017. 

10. O Terno:  “Não Espero Mais” – Direção: Filipe Franco

No clipe de “Não Espero Mais”, O Terno brinca com as diversas situações que vivemos quando utilizamos a internet. Coisas do tipo, esperar que um video carregue, ou bater um papo com um amigo pelo skype. É uma ideia criativa e super bem dirigida por Filipe Franco para uma das faixas mais legais do Melhor Do Que Parece.

09. Scalene: “Distopia” – Direção: Rafael Kent

Com direção de Rafael Kent, o clipe de “distopia” crítica a manipulação da fé. “É um problema seríssimo que ninguém enfrenta”, comenta Tomás Bertoni. “Para o problema passar a ser encarado como deve, primeiro precisamos falar de forma sincera sobre o assunto“.

08. Paula Cavalviuk: “Morte e Vida Uterina”

A puberdade feminina é tema da incrível produção animada de “Morte e Vida Uterina” da cantora Paula Cavalciuk. Dirigido por Daniel, o clipe feito em stop-motion, mostra o processo de transformação de uma garota da puberdade a vida adulta.

07. BaianaSystem e Titica – Capim Guiné feat. Margareth Menezes – Direção: Cartazo e Bezerra

O clipe de Capim Guiné celebra a união Brasil Africa ao escalar a cantora angolana Titica e a baiana Margareth Menezes para dividir os vocais com o BaianaSysrtem. No clipe, dirigido por Cartaxo e Bezerra e filmado em Salvador, mostra os artistas em um ritual que remete as origens africanas e suas tradicionais mascaras. Um primor de clipe.

06. Carne Doce: “Eu Te Odeio” – Direção: Benedito Ferreira

Clipe retrata de forma bela e poética a intimidade de um casal; no caso, a vocalista Salma Jô e Macloys Aquino da fantástica banda goiana Carne Doce. Direção é de Benedito Ferreira.

05. Vivendo do Ócio: “Prisioneiro do Futuro/Encruzilhada” – Direção: Iuri Nogueira

O Vivendo do Ócio tem as faixas “Prisioneiro do Futuro” e “Encruzilhada” transformadas em um animação, no menino, perturbadora. O clipe retrata o conflito de alguém que, ao se tornar consciente de si e sua realidade, se propõe a abandonar a zona de conforto e correr atrás do que ama e sonha. A direção é do ilustrador Iuri Nogueira.

04. Elza Soares: “A Mulher do Fim do Mundo” – Direção: Paula Gaitán

Intensidade, luzes e cores para ilustrar o belo registro visual de “Mulher do Fim do Mundo” da musa Elza Soares. Este é o primeiro clipe da cantora e foi dirigido por Paula Gaitán. 

03. Tiago Iorc e Milton Nascimento: “Mais Bonito Não Há” – Direção: Tiago Iorc e Rafael Trindade

O belíssimo registro é criação de Tiago Iorc e colaboração de Rafael Trindade, que também trabalho na fotografia. A colaboração com Milton Nascimento ganha ainda mais força em um clipe bonito de se ver. “Construimos um universo lúdico, simbólico e poético, que mesmo permitindo diferentes interpretações, acaba por resultar em uma sensação muito parecida em todos que tem assistido: amor e respeito, parceria e união”, afirma o cantor. 

02. Ana Cañas: “Respeita” – Direção: Isadora Brant e João Wainer

O clipe traz uma mensagem forte contra a violência de gênero. Cañas e 86 mulheres entre atrizes, grafiteiras, cantoras – muitas delas conhecidas pelo engajamento contra a violência de gênero – ilustra o clipe que simboliza um “basta” contra o abuso, o assédio, a opressão e tantos outros tipos de violência de gênero sofridos cotidianamente. o clipe foi dirigido por Isadora Brant e pelo fotógrafo e cineasta João Wainer.

01. Pabllo Vittar – “K.O.” – Direção: João Monteiro

Primeiro videoclipe de uma drag a superar a marca de 100 milhões de visualizações no YouTube não é pouca coisa. O clipe é divertido, bem produzido e delicado a medida e fez o brasileiro se apaixonar pelo arrocha contagiante de Pabllo Vittar

 

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.