Anúncio com Código

MTV VMA 2014: Os 10 Maiores equívocos na premiação do Music Video Awards de todos os tempos

Listas | 24 ago 14 - por João Paulo Porto
120904-vmas14_0

Nem sempre as cerimônias de entregas de prêmios importantes são justas. Na Entrega do Oscar em  1941, o revolucionário Cidadão Kane perdeu o prêmio de Melhor Filme para How Green Is My Valley. O Grammy entregou em 1989 o prêmio de melhor desempenho de Hard Rock/Metal para Crest of a Knave do Jethro Tull ao invés de … And Justice for All do Metallica. No entanto, nenhuma cerimônia tornou uma forma de arte de escolher os vencedores completamente sem noção como o MTV Video Music Awards. De “Thriller” à “Smells Like Teen Spirit”, passando por Jesus Jones e Tokio Hotel, o VMA cometeu inúmeras injustiças desde 1984.  Aqui estão 15 dos erros mais memoráveis em 30 anos de história do programa. 

1984 – Vídeo do Ano

Quem ganhou: “You Might Think”, The Cars

Quem perdeu: Michael Jackson “Thriller”,  Herbie Hancock “Rockit”, Cynd Girls Just Want To Have Fun, The Police Every Breath You Take

120904-vmas1

O primeiro VMA, que já começou com o pé esquerdo. No primeiro VMA, apresentando por Dan Ackroyd e Bette Midler, “Thriller” – definitivamente, o clipe que colocou a MTV no ??mapa – perdeu o prêmio de Videoclipe Do Ano para “You Might Think” do  repleto de efeitos especiais breias característicos dos anos 80. Ambos os clipes foram inovadores, mas apenas um ainda é considerado e sempre lembrado como o maior videoclipe de todos os tempos.

1990 – Melhor Vídeo de Rap e Melhor Vídeo de Dança 

Quem ganhou: MC Hammer “U Can´t Touch This”

Quem Perdeu: Digital Underground “A Dança Humpty”, Biz Markie “Just a Friend”, Young MC, “Principal´s Office”

Quem ganhou: MC Hammer “U Can´t Touch This” 

Quem Perdeu: Madonna “Vogue”, Paula Abdul “Opposites Attract”, Janet Jackson, ”Rhythm Nation”

120904-vmas2

Em 1990, a indústria da música estava apaixonado por Hammer: O MC de Oakland e as calças de pára-quedas acumulou três prêmios Grammy na cerimônia de 1991, mas seu primeiro gosto da vitória veio com o VMA de 1990 com o rap chiclete “U Can´t Touch This”. mas esta não nem nem a Melhor Canção Rap (que seria “Humpty Dance”), nem o melhor vídeo de dança (justiça para “Vogue”, claro!) do ano. Não muito estranho, os dois VMAs seriam os dois últimos de sua carreira.

1991 – Melhor Artista Novo em Vídeo

Quem ganhou: Jesus Jones ‘”Right Here, Right Now” 

Quem Perdeu: C+C Music Factory “Gonna Make You Sweat (Everybody Dance Now)”,  Deee-Lite “Groove Is in the Heart”, Gerardo “Rico Suave”, Seal “Crazy”

120904-vmas3

As regras do Grammy de melhor artista revelação são, na verdade, muito mais confusas e sem sentido do que o VMA. De acordo com a Recording Academy, um artista é elegível, desde que ele ou ela não tenha ganhado um Grammy antes, não foi indicado para o prêmio mais de três vezes, e lançou pelo menos um álbum. A MTV apenas pede que seus melhores artistas sejam nomeados se lançaram apenas um álbum. Desta forma, todos os nomeados em 1991, atenderam ao requisito de elegibilidade e seus álbuns de estreia chegaram no final de 1990, como também os primeiros álbuns do Alice in Chains, Mariah Carey, A Tribe Called Quest, Digital Underground, e Primus. (Será que eles realmente achavam que Jesus Jones teria uma carreira longa e notável?).

1992 – Vídeo do Ano

Quem ganhou: Van Halen “Right Now” 

Quem Perdeu: Nirvana “Smells Like Teen Spirit”, Red Hot Chili Peppers “Under the Bridge”, Def Leppard “Let ‘s Get Rocked” 

120904-vmas4

A balada de piano do Van Halen, que foi usado para fazer a propaganda da Cristal Pepsi derrotou o mais influente dos anos 90 (que seria “Smells Like Teen Spirit”). Maior gafe da MTV desde o incidente “Thriller”. (De fato, o Crystal Pepsi era uma bebida muito refrescante, mesmo assim o Nirvana ainda deveria ter ganho).

1995 – Melhor Artista Novo em Vídeo

Quem ganhou: Hootie & the Blowfish “Hold My Hand”

Quem perdeu: “Sour Times (Nobody Loves Me)”, Portishead “Last Goodbye”, Jeff Buckley “Hey Man, Nice Shot”, Des’ree “You Gotta Be”

120904-vmas5

Hootie & the Blowfish foram o Nickelback dos anos 90: Eles venderam milhões e milhões de registros, mas ninguém – além do elenco de Friends – realmente admitiu gostar de sua música. Mas como eram super populares em 1995, levaram a melhor, apesar do fato de que álbuns de estreia importantes do Oasis, Notorious BIG, Aaliyah, e Nas tinham sido lançados durante o período de elegibilidade.

1996 – Melhor Vídeo de Dança

Quem ganhou: Coolio “1, 2, 3, 4 (Sumpin’ New)” 

Quem Perdeu: Everything but the Girl “Missing”, La Bouche “Be My Lover”, George Michael “Fastlove”

120904-vmas6

A categoria só apareceu em 1989 e deixou de premiar em 2007 e 2011. Talvez eles deveriam ter feito a mesma coisa em 1996, quando não houve opções para nomear. Naquele ano, a MTV mais uma vez teve MC Hammer, mas desta vez como o mentor do Coolio. O rapper ganhou o Melhor Vídeo de Rap e Melhor Vídeo de Dança de duas músicas diferentes. “Gangsta Paradise” foi o single de hip-hop do ano, por isso não vamos protestar, mas “1,2,3,4” não era tão dançante assim para ter levado o prêmio. Ele teve sorte que “Wannabe” das  Spice Girls só apareceria pouco tempo depois da premiação.

1997 – Video Revelação

Quem ganhou: “Virtual Insanity” do Jamiroquai 

Quem Perdeu: Radiohead “Paranoid Android”, Daft Punk “Da Funk”, Missy Elliott, “The Rain (Supa Dupa Fly)”, The Chemical Brothers “Setting Sun”

120904-vmas7

Graças ao clipe de “Virtual Insanity”, Jamiroquai levou o Vídeo do Ano no VMA 97, mas poucos concordaram com a também vitória de Jay Kay e sua banda como Clipe Revelação. Esta foi provavelmente a última vez que o Jamiroquai superou o Radiohead ou Daft Punk em alguma coisa.

2002 – Melhor Vídeo Tema de um Filme

Quem ganhou: Chad Kroeger (com Josey Scott)  “Hero” (Spider-Man) 

Quem perdeu; Ludacris (com Nate Dogg) “Area Codes” (A Hora do Rush 2),Nelly “# 1” (Dia de Treinamento), Will Smith “Black Suits Comin’ (Nod Ya Head)” (Homens de Preto II). 

120904-vmas10

Por incrível que pareça, esta foi a única vez que algo relacionado a Nickeback levou para casa um VMA. Ele ainda era um erro.

2004 – Melhor Vídeo de Rock

Quem ganhou: Jet  “Are You Gonna Be My Girl” 

Quem Perdeu: Linkin Park  “Breaking the Habit”, Darkness “I Believe in a Thing Called Love”, Evanescence “My Immortal”, Hoobastank “The Reason” 

120904-vmas12

Franz Ferdinand, Yeah Yeah Yeahs, e Modest Mouse receberam indicações em 2004. Não foi um grande ano para o rock no VMA.

2009 – Melhor Vídeo Feminino

Quem ganhou: Taylor Swift “You Belong With Me” 

Quem Lost: Beyoncé “Single Ladies (Put A Ring On It)”, Lady Gaga “Poker Face”, Kelly Clarkson “My Life Would Suck without you”, Katy Perry “Hot n Cold”, Pink “So What”

120904-vmas14_0

Vamos encarar os fatos: Enquanto não dá pra tolerar o que Kanye West fez após Swift ganhar o VMA de Melhor Vídeo Feminino (mesmo que ele estivesse 100 por cento correto em sua lógica). ”Single Ladies” não foi apenas a melhor canção na categoria feminina; foi também a melhor canção de 2009. Talvez deixar a Taylor ganhar esta categoria, tenha sido um pedido de desculpas da MTV por Tokio Hotel ter levado o prêmio de Melhor Artista Novo no ano anterior, que deveria ter sido para ela. Mesmo  assim, Beyoncé deveria ter ganha o prêmio por um dos melhores videoclipes de todos os tempos!!!

FONTE: SPIN.

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths