Anúncio com Código

Mostre Seu Clipe: Inspirado em temas existencialistas, Almir Chiaratti lança novo clipe,”Navegantes de Noé”

Mostre Seu Clipe | 30 set 16 - por João Paulo Porto
almir-chiaratti_navegantes-de-noe3

A coluna Mostre Seu Clipe está a cada dia mais interessante. Recebemos muitas obras audiovisuais de primeira qualidade e infelizmente pouco divulgadas nas grandes mídias nacionais. Um exemplo é o clipe maravilhoso do Almir Chiaratti para a bela “Navegantes de Noé”, presente no disco Bastidores do Sorriso, uma produção da Jaé Filmes que se inspira em questões existencialistas: de onde viemos, para onde vamos e o que somos.

Abaixo você confere o realease da obra e abaixo está o clipe (faça um favor a você mesmo e veja o clipe agora mesmo)

O simbolismo de Noé, presente no título da música, emana a presença de um criador onipotente no clipe. Tal como na estória bíblica, após um dilúvio que inicia um novo ciclo na Terra, os seres na arca de Noé vagam à deriva em busca de terra firme. De acordo com Almir Chiaratti, esse anseio de um novo início ou de um futuro melhor, tem muitos pontos de contato com a vida que levamos hoje em dia.

“Essa imagem do Noé e do dilúvio ficou na minha cabeça e eu tentei fazer essa metáfora com a nossa vida. A gente vive à deriva muitas vezes, em relações que não nos fazem bem, em trabalhos que não gostamos, em condições que não acreditamos poder mudar. Estamos muitas vezes à espera de algo para sermos aquilo que no fundo sentimos que devíamos ser. A música é sobre isso e o clipe navega pelo mesmo lugar”, explica.

Segundo um dos realizadores do vídeo, Thiago Ribas, da produtora Jaé Filmes, o clipe retrata a história de Noé, que possui uma oficina mística em que pinta miniaturas. Cada boneco corresponde a outros personagens, os “navegantes de Noé”, que tem pequenos momentos de suas vidas sendo mostrados ao longo da obra.

“A ideia é mostrar que, na verdade, Noé é o grande responsável pelo que se passa na vida destes personagens, como se estivesse ‘pintando seus destinos’.  Em um dado momento, Noé percebe o quão vazia é sua vida diante de seus ‘subordinados’, se vê aprisionado por seu fardo e, por isso, surta. No surto Noé se pinta com as mesmas tintas que trabalha – agressivamente – lutando pela própria liberdade”, comenta Thiago.

Muito além da estória bíblica, o surto performático de Noé é inspirado na performance de Olivier de Sagazan, presente no filme Samsara, de Ron Fricke, usada no clipe para marcar o ponto de virada da personagem.

Diferente do clipe da música “Teu Caminho”, que ganhou prêmios no Brasil e no exterior, o videoclipe “Navegantes de Noé” não conta com a direção de Almir e é, segundo o cantor, um modo de buscar diferentes olhares sobre suas composições.

“Eu queria um clipe mais ficcional, com uma estrutura de filmagem maior que o clipe da “Teu Caminho”, que foi uma das produções mais simples e baratas que já realizei. Tive a intuição de que qualquer coisa que eu fizesse com a Jaé Filmes ficaria com uma finalização bastante interessante. Trocamos algumas referências e eles me apresentaram um roteiro, sugeri a performance para o final é eles compraram a ideia. Foi maravilhoso porque agora eu estou em busca de parcerias criativas, cruzar o caminho da Jaé foi o primeiro passo. Creio que muito aprendizado vem dessas experiências e é uma relação de ganho para ambos os lados”, analisa Chiaratti.

Essa parceria faz do clipe de “Navegantes de Noé” uma espécie de celebração de todo o processo do disco “Bastidores do Sorriso”, e resgata o lado tenso e dramático do álbum.

“Essa música me conecta com uma lado que me interessa muito, esse lado mais introspectivo, mais filosófico, de algum modo mais religioso. Não tenho fé declarada, mas como diria o Emicida: ‘independente da sua fé, música é nossa religião’. É uma espécie de oração e reflexão, e se a gente reparar na temática dela com a “Teu Caminho”, elas tocam em pontos semelhantes: a busca pelo autoconhecimento, assumir os riscos da vida, ir atrás dos próprios sonhos e buscar a felicidade.”, define o cantor.

O vídeo de “Navegantes de Noé” contou na direção, produção, roteiro e montagem com Nícolas Corvalan, Erik Fischer, Thiago Ribas e Gabriel Almeida, este último também responsável pela fotografia. Já o operador de câmera adicional foi Sid Dore. Fizeram parte do elenco do vídeo os atores: Fabrício Assis, Cléa Baars, José Claudio Baars, Thomas Badofszky, Nícolas Corvalan, Robert Dias, Erik Fischer, Ébano Gama, Helvio Garcez, Paulo Neves, Rodrigo Ocampo, Maíra Ribeiro Sá, João Paulo da Silva e Amadeu “Bigode”.

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths