Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #187. Modest Mouse | Ocean Breathes Salty

Para Ver Antes De Morrer | 18 abr 13 - por Thiago Murta Ferreira
modest-mouse

Um aroma de um lugar típico do interior. De uma manhã de sol iluminado e refletindo em uma simples fazenda. O vídeo mostra hectares de girassóis e outras variedades de flores, que se destacam com a ternura de um garoto, que em seu maior apreço, é se dedicar com a pura ingenuidade a encontrar a verdadeira amizade.

142533_originalUma filmagem belíssima e efeitos visuais em uma ligação lírica da visão do garoto, podendo retratar a vida e a morte em um “consenso” comum, com as perdas da solidão, associando-o com os seus melhores sonhos.

Profundo ainda é que a banda norte americana Modest Mouse teve características de sobra para apresentar bem essa música, trazendo uma sessão de lembranças nostálgicas, expressões boas e brincadeiras de um dia… Tão belo e tão simples.

O diretor Chris Milk, retratou a película em 35 milímetros nas locações de uma fazenda acentuada na Romênia… – Sim! No país chamado ROMÊNIA! Ou seja, uma locação que tenha corvos voando, um espantalho e um raio enorme de plantação. No mesmo estilo… sei lá, Smallville?

“A Romênia nos ofereceu bem ambos os lados: Os campos de girassóis marcantes, (que eu estava procurando) e uma taxa de câmbio muito desejável para a produção.” – Diz Chris Milk.

Capturar birdA trama indica o garoto com a bicicleta, indo a um trajeto aos campos. Até encontrar um acidente de pouso forçado de um corvo, fantasiado pelo Isaac Brock (o vocalista da banda). Ao perceber que uma das asas dele está quebrada, ele se comove e parte para reanimar e curar os ferimentos do pobre animal. O paciente  está na caixa de sapatos. Ao decorrer da história, a mãe do garoto, proíbe a entrada do animal na casa, fazendo com que eles fujam e se descansam no meio do dia, no mesmo ponto onde ocorreu o acidente. Agora eles se tornaram amigos, andando de bicicleta e jogando uma partida de beisebol, mas com um curto prazo, até o fim da tarde, quando a inocência do garoto se estraga ao ver a morte do pobre corvo.

– Não tem como não se sensibilizar nesta cena.

tumblr_m6q7rsGRUj1ro8bfqo1_500No momento depois do enterro, a gente se depara com outras “cruzes” de R.I.P., no canteiro,  significando o surgimento dos espíritos dos animais (digo, os integrantes da banda fantasiados). Mostrando que o garoto tentava buscar uma amizade real e, por  consequência, eles se despedem dessa dificuldade da vida, o suspiro de que nada esta acabado. Tudo isso em 4 minutos de vídeo!

Apesar de possuir uma estética simplista e ao mesmo tempo nonsense, na técnica, esse clipe é um exemplo complexo de inserção de proporção de escala dos personagens e dos objetos na mesma imagem filmada (estilo de montagem não habitual nos clipes). Com planos panorâmicos e uma saturação de cores nítidas que destacam a bela pigmentação das flores. O nível de brilho na fotografia e a polarização em amarelo são os grandes momentos do clipe.

Por fim, a banda Modest Mouse obteve uma boa notoriedade, em ter feito esse clipe. Vale a pena ouvir outras músicas no álbum “Good News for People Who Love Bad News” e ver outros ótimos clipes dessa banda.

E assim consagrou-se o diretor Chris Milk, a se estabelecer de vez, como uns dos melhores e novos diretores de videoclipes na década passada.

Direção: Chris Milk  | Ano: 2004

 

Thiago Murta Ferreira

Cursando em Turismo na (UNICID – SP), a sua disciplina que mais se dedica é área de Artes e Museologia. Na qual, pretende entrar na carreira de Design em breve. Desde criança assistia e anotava os seus videoclipes interessantes em um caderno. Um bom pretexto que se dedica no site é sobre videoclipes artísticos, do Rock ao Eletro underground dos anos 90 e até os dias de hoje. Sempre procurando as curiosidades relevantes das produções audiovisuais.

  • 1001 Covers

    Excelente video clipe e excelente música também!

  • Thiago Murta Ferreira

    Muito obrigado pelos elogios. Estou vendo que vocês são de um site muito bom gosto. Com certeza vai vir mais.

  • Legal seu post, deem também uma olhada no nosso em http://nerdwiki.com/2014/01/09/modest-mouse/ Obrigado.

  • Parabens, por todo o site hoje perdi horas lendo curiosidades e informações de bandas que eu curto e não conhecia. Fiquei surpreso por ter visto esse clip do Modest, amo essa musica e uma das decepções que tive na vida foi ter comprado o ingresso do SWU para ver eles e o show deles ter sido cancelado. :/

    • Obrigado pelo carinho Francisco. Espero que um dia você tenha a oportunidade de vê-los ao vivo. Sei como é importante.