Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #125. Midnight Oil | Beds Are Burning

Para Ver Antes De Morrer | 02 fev 12 - por João Paulo Porto
16-Peter-Garrett

BedsareBurningMidnight Oil trouxe um novo sentido às iniciativas político-sociais para a música pop: não só compôs hinos como “Beds Are Burning” e “Blue Sky Mine” para chamar a atenção mundial dos aborígenes e trabalhadores pobres, respectivamente, como também investiu em performances extraordinárias para beneficiar grupos como o Greenpeace e salvar as baleias. O vocalista Peter Garrett ainda trocou os palcos e a vida de rockstar por um cargo de ministro do meio ambiente na Austrália.

Em Diesel and Dust, há menos hard rocks como “Best of Both Worlds” e muito pouco de letras de temáticas regionais, enquanto a produção favoreceu composições de temática mais universal. Como resultado, Diesel and Dust não era um álbum apenas para os fãs dos Oils, mas sim uma oferta para um público maior, que era ao mesmo tempo perspicaz e inteligente – foi o verdadeiro sucesso do grupo, primeiro lugar na Austrália e chegando a platina nos Estados Unidos em 1987: trouxe o megahit “Beds Are Burning”.

tumblr_lycz93Bm541qzeglvo7_500O videoclipe para esta música não tinha a energia explosiva de alguns de seus trabalhos anteriores e muito menos efeitos caprichados, mas sua mensagem foi passada de forma sincera e ilustrativa – os aborígenes dançando em meio aos brancos, que impõem a sua cultura é algo tão forte que nos faz refletir sobre essas questões sociais ainda pertinentes – sem estar ligada à questões de marketing.

A banda deixou claro que a abordagem aqui seria mais universal e apaixonante sem soar agressiva e ainda ser forte e convincente, demostrando grande compromisso com o meio ambiente e os direitos dos aborígenes que, apesar de ser uma questão pertinente apenas para os australianos, se tornou uma das maiores vitórias para o Midnight Oil: ver sua canção de protesto chegar ao topo das paradas de sucesso ao redor do mundo.

 

Peter Garret: conhecido como o grande vegetariano (por causa de seus quase dois metros de altura e postura vegetariana), resolveu usar seu prestígio para influenciar líderes políticos de seu país, entrando de alguma forma no jogo político, mas por uma boa causa.

Peter Garret: conhecido como o grande vegetariano (por causa de seus quase dois metros de altura e postura vegetariana), resolveu usar seu prestígio para influenciar líderes políticos de seu país, entrando de alguma forma no jogo político, mas por uma boa causa.

“Beds Are Burning”, assim como “The Dead Heart” (outro grande destaque do álbum) pode ser um dos melhores e mais comoventes hinos que a banda já escreveu e seu videoclipe mostra como a música pode mudar toda uma cultura.

Diesel and Dust é uma raridade, um presente para os amantes da natureza e também um sucesso artístico e um triunfo para a política de esquerda que nem o Clash conseguiria alcançar com tanta maestria.

Diretores: Andrew De Groot e Midnight Oil | Ano: 1987

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths