Para Ver Antes de Morrer: 01. Michael Jackson | Thriller

Anos 80, Para Ver Antes de Morrer | 15 fev 18 - por João Paulo Porto
thriller-michael-jackson

Quando Michael Jackson assistiu ao filme An American Werewolf in London, não pensou duas vezes, imediatamente contatou o diretor do longa, John Landis, para filmar o arrasa-quarteirão “Thriller”, um sucesso audiovisual que mudaria a cara do videoclipe para sempre. “Ele entrou em contato comigo e falou que queria se transformar em um monstro” – Confessou Landis. O cara nunca havia dirigido um clipe antes, mas topou o desafio.

Landis também aproveitou a oportunidade de influencia de MJ para criar, não só um clipe, mas um curta metragem para a faixa título do disco mais vendido de todos os tempos. E acertou em cheio.

O cara reuniu uma equipe de peso: a figurinista Kelly Kimball – conhecida por seu trabalho em filmes como “The Prince of Egypt“; o diretor de fotografia Robert Paynter, responsável pela impressionante cinematografia de filmes como Superman II, European Vacation, Little Shop of Horrors, The Muppets Take Manhattan e Trading Places; o coreógrafo Michael Peters de Mudança de Hábito 2, o clipe de “What’s Love Got to Do with It” da Tina Turner, e do filme “The Jacksons: An American Dream.”; e Rick Baker, o maquiador responsável pelo filme Um lobizomen americano em Londres, que projetou o olhar dos zumbis. Ele queria que Michael se parecesse a Michael Landon em I Was a Teenage Werewolf, mas Rick sugeriu que, por causa das características de Michael, seria melhor torná-lo mais “gatinho”.

O produto final foi um clipe avassalador e fenômeno pop cultural que perdura até hoje. A coreografia deslumbrante, influenciou gente de peso em clipes futuros e se tornou, praticamente ordem mundial.

Impressiona, portanto, tanto amor recebido por “thriller” até hoje. Mesmo depois de mais de 30 anos de sua primeira exibição no canal MTV, centenas de menções em filmes, clipes, videos caseiros do Youtube (como não lembrar das centenas de prisioneiros filipinos que fizeram uma interpretação impressionante da coreografia do vídeo e, hoje, o clipe já coletou mais de 53 milhões de views?) jã foram catalogados.

O trunfo de “Thriller”, entretanto, está na absoluta certeza de seu diretor/roteirista em criar algo muito especial, moderno e memorável.

Diretor: John Landis | Ano: 1982

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.