Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #283. Michael Jackson | Earth Song

Para Ver Antes De Morrer, Videoclipes | 23 abr 15 - por João Paulo Porto
michael jackson para ver antes de morrer (2)

A verdade é que este é um dos maiores videoclipes de todos os tempos.  nunca abria mão do fator “épico” para construir suas peças audiovisuais. “Earth Song” não só elevou o nível das produções audiovisuais dos anos 90 como também se revelou um poderoso argumento a favor do planeta Terra. Pela primeira vez, Jackson tratou abertamente com o meio-ambiente e o bem estar dos animais. O clipe, no entanto ainda se encaixa perfeitamente em nosso tempo.

Earth-Song-3-michael-jackson-11681381-998-773-640x360

Para ele, “Earth Song” representava uma missão: exclamar para as gerações sobre a importância de preservarmos o elemento mais precioso da vida: o Planeta Terra. E Michael conseguiu. Com um risco financeiro pessoal, realizou seu grande videoclipe de uma forma que tocasse igualmente os públicos ocidentais e orientais com o significado espiritual pertinente sem soar piegas.

A produção aborda um tema ambiental, mostrando imagens de crueldade contra animais, desmatamento, poluição, pobreza e guerra. Jackson e os povos do mundo se unem em uma evocação espiritual que convoca uma força descomunal e poderosa que cura o mundo. Usando efeitos especiais, o tempo é revertido para e então a vida retorna, a guerra termina e as florestas se proliferam. O vídeo termina com um pedido de doações para a Fundação Heal The World.

MichaelJackson-EarthSong1

O vídeo foi filmado em quatro regiões geográficas (Américas, Europa e África). O primeiro local foi a Floresta Amazônica, onde uma grande parte foi destruída uma semana após a conclusão do vídeo. Os nativos da região aparecem no vídeo e não eram atores. A segunda cena era uma zona de guerra em Karlovac na Croácia, com o famoso ator croata Slobodan Dimitrijevi e os moradores da área. A terceira posição foi Tanzânia, que incorporou cenas de caça ilegal ao vídeo. Nenhum animal foi prejudicado nas gravações de “Earth Song”, imagens foram retiradas de arquivos documentais. A localização final foi em Warwick, New York, onde um incêndio florestal seguro foi simulado em um campo de milho.

1029501755Cada fotograma é uma maravilha; cada seqüência, uma pérola. Dirigido pelo fotógrafo de fine art Nick Brandt“Earth Song” se tornou um clipe triunfalmente ambicioso e infinitamente comovente. E jamais perderá o frescor da inspiração. Em mais uma demonstração de como uma técnica de narrativa bem elaborada juntamente com efeitos especiais convincentes pode se sobrepor a todo o resto em busca de arte, o clipe de MJ toma a forma de um épico combinado a uma mensagem social pertinente com uma produção exemplar.

“Eu lembro de ter escrito ‘Earth Song’ quando estava na Áustria, em um hotel. E eu estava sentindo tanta dor e tanto sofrimento da situação do Planeta Terra. E, para mim, esta é a Canção da Terra, porque eu acho que a natureza está se esforçando para compensar a má gestão do homem sobre a Terra. E com o desequilíbrio ecológico acontecendo e um monte de problemas no ambiente, acredito que a Terra sente a dor e ela tem feridas e é sobre algumas das alegrias do planeta também. Mas esta é a minha chance de praticamente deixar as pessoas ouvirem a voz do planeta. E esta é “Earth Song”. E isso é o que a inspirou. E de repente caiu no meu colo quando eu estava em turnê na Áustria.” – MJ.

Prêmios e recepção:

O vídeo foi bem recebido; ganhando o prêmio Le Film Fantastique de Melhor Vídeo em 1996, além do prêmio Doris Day Music Award no Prêmio Genesis de 1995 e uma indicação ao Grammy de Melhor Vídeo de Música em 1997.

Sobre o diretor:

nick-brandt_etrato-bowhausCom um currículo de dar inveja, Brandt se tornou famoso pelas belíssimas fotos de animais africanos em preto-e-branco. Inicialmente, lançou-se como diretor, realizando videoclipes para músicas de  (Cry, Stranger in Moscow), Moby e Jewel, que ocuparam o topo das paradas. Porém em 1995, a sua vida tomaria um rumo diferente. Ele desembarcou na Tanzânia para filmar este clipe. Sua experiência naquele continente fez com que abandonasse completamente o trabalho de direção para se dedicar à fotografia. Uma mudança de foco que o transformou em um dos maiores fotógrafos de natureza de todos os tempos. Veja mais no site Nick Brandt’s Website.

Diretor: Nick Brandt | Ano: 1995

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths