Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #253. Metallica | One

Para Ver Antes De Morrer | 20 set 14 - por João Paulo Porto
Metallica1

Em meados dos anos 80, o estado americano de São Francisco estava iniciando um movimento de novas bandas influenciadas pelo Hard Core Punk e New Wave of British Heavy Metal, que posteriormente foi denominado Thrash Metal. Alguns nomes mais lembrados até hoje são bandas como Possessed, Slayer, Exodus, Megadeth, e a banda que muitos dizem que foi a criadora do gênero, Metallica.

hqdefault-2Mesmo sendo originários de Los Angeles, na Califórnia, o Metallica criou sua reputação em São Francisco. Viveram em uma Era não digital que seu trabalho era divulgado pela troca de fitas cassete e no boca a boca, diferente de hoje em dia que a divulgação de qualquer material foi facilitada pela internet.

Depois de 8 anos de existência e quatro álbuns lançados que o Metallica decidiu que era hora de lançar o primeiro videoclipe da história do grupo, que ainda estava de luto pela morte do baixista e um dos principais compositores da banda, Cliff Burton. Burton morreu em um acidente com o ônibus em que a banda estava em 1986. Jason Newsted foi quem o substituiu poucos meses depois do ocorrido.

O single escolhido para ganhar o clipe foi “One”, do quarto álbum da banda, …And Justice For All. A música foi composta pelo guitarrista e vocalista James Hetfield e pelo baterista Lars Ulrich. Tem um conceito sombrio, narrando os sentimentos de um soldado que lutou na Segunda Guerra Mundial e perdeu seus braços, pernas, olhos, boca, nariz e orelhas, o deixando preso dentro da própria consciência, sem saber o que acontece no mundo exterior, nem se comunicar.

Imperfeito mas emocionante, muitas das seqüências deste clipe são inesquecíveis. A narração indispensável e altamente citável remete à obra prima vencedora de diversos Oscar, Appocalypse Now (1979) de Francis For Coppola. o video começa com os arcordes de “One” tocada sobre uma montagem eletrizante que mostra os demônios da guerra. É um protesto extremista contra a guerra, que mostra que não há nada de bonito ou educativo. Apesar de toda a loucura e selvageria transmitida, o mais profundo horror deste videoclipe é ter chegado perto da realidade da Guerra.

hqdefault-3Este foi apenas o primeiro de vários clipes que a banda iria gravar durante a década de 90, após relutarem em não gravar clipes durante os primeiros anos de vida, já no final da década de 80.

O O épico clipe foi dirigido por Bill Pope e Salomon Michael e foi filmado inteiramente em preto e branco. Foram apresentadas três versões, com a banda tocando em um armazém. Contém diversos diálogos e cenas do filme Johnny Got His Gun de 1971. Foi classificado na posição 38 dos 100 melhores clipes, pela MTV.

Diretores: Bill Pope & Salomon Michael | Ano: 1989

VEJA TAMBÉM: 0187. Metallica Enter Sandman

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths