Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #119. Massive Attack | Unfinished Sympathy

Para Ver Antes De Morrer | 18 jan 12 - por João Paulo Porto
Marssive Attack Tredrop

Um dos primeiros vídeos gravados sem cortes, na qual a vocalista do Massive Attack, Shara Nelson, canta para a câmera que a acompanha pelas ruas de um bairro violento de Los Angeles. Nada de especial acontece a não ser a grande capacidade de Baillie Walsh de carregar a música nas costas da cantora enquanto ela carrega o vídeo perfeitamente.

Mesmo que pareça excessivamente banal, a música é revolucionária e deliciosa de se ouvir. Os lugares são tão interessantes que mostram um lado oculto de LA, o subúrbio e a pobreza que se esconde por trás dos holofotes de uma das cidades mais amadas e conhecidas do mundo. Os membros do MA (Robert Del Naja, Grant Marshall e Andrew Vowles) aparecem no vídeo em curtas aparições.

Tudo isso faz com que este trabalho se torne especial. O Massive Attack foi responsável por uma revolução na música mundial, iniciando um movimento que duraria toda a década de 90. Centrado na fusão entre o hip-hop com um andamento mais lento quase lounge que levaria ao surgimento de bandas como Morcheeba e Groove Armada. A obra-prima máxima do estilo está em Blue Lines, a estréia do Massive Attack de 1991, que trouxe entre outras pérolas, esta maravilhosa canção apoiada em lindos arranjos de cordas e a belíssima voz de Shara, um dos hits mais significantes daquela década.

Este clipe ajudou a converter “Unfinished” em um clássico imediato.

Diretor: Baillie Walsh | Ano: 1993

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths