Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #153. Malcolm Mclaren | Buffalo Gals

Para Ver Antes De Morrer | 05 out 12 - por João Paulo Porto
Malcolm-McLaren

“O que ele fez com a moda e música foi extraordinário. Ele era um revolucionário” – Jon Savage

Malcolm Mclaren não só inventou o Sex Pistols – e foi o responsável pela explosão do movimento Punk – como também lançou um disco incrivelmente fabuloso e influente até a medula, no inicio dos anos 80. O hoje clássico e elogiado Duck Rock (uma viagem musical coerente que inclui música latina e africana e o hip-hop do subúrbio de Nova Iorque) possui elementos que viriam a ser conhecidos num futuro próximo como World Music. O hip-hop (na época, um fenômeno emergente) serviu de base para a salada musical. Era a primeira vez que o Reino Unido e toda a Europa viriam algo tão diferente e incomum. “Buffalo Gals” foi o primeiro grande sucesso do hip-hop no velho continente e seu videoclipe fabuloso seria impensável para a época por explorar agressivamente a música, o estilo e  atitude, mostrando a verdadeira face do hip-hop.

Scratching é uma técnica para produzir sons característicos movendo um disco de vinil e para frente e para trás em uma plataforma giratória, enquanto o DJ manipula o som em um aparelho específico.

O clipe introduziu ao grande público o Grafite, o Scratching e o Break Dancing, elementos característicos do estilo. Sofisticado para a época e loucamente diferente de tudo que já havia feito antes, ele marcou época ao apresentar uma liberdade criativa significante e englobar em um só trabalho, todo o mandamento sagrado do hip-hop, movimento que até então estava restrito aos subúrbios de Nova Iorque.

O clipe carregava uma tonalidade mística de Mclaren, o cara por trás do fenômeno Sex Pistols. Ele se tornaria uma celebridade no inicio da década e lhe daria autonomia suficiente para se tornar um astro pop.

McLaren foi fundamental para levar a música Hip Hop e sua cultura para o Reino Unido. O ex-gerente dos Sex Pistols e The New York Dolls, foi uma ponte notável (junto com Afrika Bambaataa) entre o Hip Hop e o Punk no início dos anos 80.

Malcolm McLaren morreu em 2011. Ele tinha 64 anos e deixou um legado inegavelmente influente.

Diretor: Malcolm Mclaren  | Ano: 1983

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths