Anúncio com Código

Top 10: Os 10 melhores clipes gravados em Plano-Sequência

Listas | 17 ago 14 - por João Paulo Porto
nem-fe-nem-santo

Imagina gravar um clipe em um único take. Imagina agora a dificuldade para não sair nada errado entre a sincronia da música e das imagens.

Segundo a Wikipedia, plano-sequência é um tipo de plano cinematográfico em que a filmagem de toda uma ação é contínua, formando um único plano (sem cortes).

Gravar um clipe desta forma é algo complexo e quase impossível de fazer porque um atraso de um segundo na sincronia pode deixar todo o trabalho a desejar.

Mas por sorte, com muito talento e persistência, alguns artistas e diretores conseguiram produzir trabalhos incríveis com suas equipes. E o 1001 Videoclips listou os 10 melhores exemplos de clipes em plano-sequência para você se divertir, como muito esforço e menos óbvio possível (Por isso decidi não eleger “Around The World” do Daft Punk).

A lista é enorme e talvez o seu videoclipe favorito não tenha sido listado. Mas como todo mundo sabe, listas são listas não há como ser unanime.

10. Kylie Minogue | Come Into My World

Michel Gondry dirigiu não um mais cinco planos-sequência para esta pérola da cantora australiana . Repare nos detalhes sutis que acontecem o tempo todo e veja como eles se relacionam entre si em perfeita sincronia.

09. Spice Girls | Wannabe

O clipe em plano-sequencia mais divertido de todos os temos. As marcaram os anos 90 com o clipe de Wannabe gravado em uma mansão. A energia contagiante do grupo ingles conquistou o mundo inteiro.

08. Jack Johnson | Sitting, Waiting, Wishing

Gravado em uma única tomada e para trás. até ai tudo bem. Mas imagina fazer a sincronização ao contrário? Os caras conseguiram e o resultado é um dos clipes mais bacanas do  e dos últimos anos.

07. OK Go | Here It Goes Again

Clássico da Sessão Da Tarde dos videoclipes. O clipe das “esteiras”, como ficou conhecido, revolucionou a maneira de gravar videoclipes e deu total liberdade para a criatividade reinar na tela do YouTube.

06. Nyle | Let The Beat Build

O rapper universitário  inovou ao gravar em plano-sequencia e remixar ao mesmo tempo o clipe de sua música “Let The Beat Build”. O trabalho deu ao cara fama internacional.
 

05. U2 | Numb

Geralmente citado como um dos piores videoclipes de todos os tempos, o apostou num The Edge parada enquanto várias situações acontecem com ele, como duas mulheres mordendo suas orelhas e outras situações inisitadas e constrangedoras. Pelo heroísmo do guitarrista, merece estar na lista.

04. Mallu Magalhães | Nem Fé Nem Santo

Belíssimo clipe da cantora brasileira com um cenário envolvente mesmo que simples. O clipe é um a prova de como o cenário audiovisual no Brasil está muito evoluído.
 

03. Destiny´s Child | Emotion

O famoso trio que apresentou ao mundo a poderosa Beyoncé, regravou o belíssimo clássico da Samantha sang composto pelo Bee Gees. O clipe é dividido em tres partes, uma para cada integrante. Desta forma, é possível acompanhar em plano-sequencia a história das  cantoras até que elas se encontram no final.

02. Skank | Sutilmente

Em 2009, O diretor Conrado mostrou sua criatividade e ousadia no clipe de “Sutilmente“, eleito o Melhor Videoclipe do Ano no VMB/MTV, em que Samuel, Henrique, Haroldo e Lelo tocaram a 90º do chão, em plano sequência. Um dos melhores clipes da banda .

01. A Banda Mais Bonita Da Cidade | Oração

O videoclipe de “Oração” foi gravado em plano-sequência e foi lançado no YouTube em 13 de maio de 2011.7 Recebeu quase 5 milhões de visualizações em apenas três semanas. Foi considerada a revelação musical e videoclíptica da semana pelo website da MTV e conquistou o coração dos amantes da MPB. Por isso, o clipe alcançou o top 10 da lista

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths