Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #257. Kate Bush | Cloudbusting

Para Ver Antes De Morrer | 30 set 14 - por João Paulo Porto
140

Kate Bush, Donald Sutherland e ciência maluca combinam lindamente neste videoclipe clássico de “Cloudbusting”, tão complexo e rico em literatura que revelou-se um avançadíssimo estilo cinematográfico, demonstrando também que clipes estavam longe de ser apenas um artificio de publicidade musical e descartável.

cloudbusting_2987317b

À primeira vista, “Cloudbusting” se passa no mundo real, mas através de um conjunto de imagens memoráveis e efeitos ingênuos, O diretor Julian Doyle transforma este conto inspirado no Livro Dos Sonhos de Peter Reich, sobre as memórias de vida com seu pai, o cientista austríaco Wilhelm Reich, em um belo e surreal videoclipe que resistiu ao tempo e hoje desfila entre os mais memoráveis de todos os tempos.

O videoclipe foi concebido por Terry Gilliam e Kate Bush como um curta-metragem e apresenta o ator canadense Donald Sutherland fazendo o papel de Wilhelm Reich e Bush no papel de seu filho, Peter. O ator topou trabalhar de graça, pois não tinha ainda o visto de permissão de trabalho.

cloudbustingO vídeo mostra os dois no topo de uma colina tentando fazer o cloudbuster funcionar. Reich deixa Peter na máquina e volta para seu laboratório. Como um flashback, ele se lembra das várias vezes que ele e Peter apreciavam em conjunto seu trabalho, e como Reich trabalhou em vários projetos científicos, até o momento que ele seria interrompido por funcionários do governo que lhe prenderam e saquearam o laboratório. Peter, como uma ingênua criança capaz de sentir o perigo de seu pai, tenta alcançá-lo, mas é forçado a assistir, impotente, sua trágica prisão. Porém, Peter corre de volta até o cloudbuster e o ativa com sucesso,  fazendo chover, para o deleite de seu pai.

Assim como seu primeiro sucesso, “Wuthering Heights”, baseado no conto trágico homônimo de Emily Bronte “Cloudbusting” também foi inspirado em um livro que Bush achou profundamente comovente.  O Livro Dos Sonhos de 1973 foi escrito por Peter Reich, um psiquiatra austríaco, treinado por Freud que teve seu trabalho influenciado pelas teorias froidianas com o maxismo para defender a liberdade sexual. O livro é um relato de sua relação com seu pai, o físico Wilhelm Reich, que na década de 30, apresentou um conceito de “Orgone”, uma energia contida na atmosfera e em toda a matéria viva. O Cloudburster seria um dispositivo que poderia manipular esta energia na atmosfera, o que forçaria a formar nuvens e fazer chover.

kate-bush

A canção trata da estreita relação entre o psicólogo e filósofo Wilhelm Reich e seu filho, Peter, contada sob o ponto de vista da maturidade de Peter. Kate descreve as memórias da vida do menino com Reich em sua fazenda da família, onde os dois passaram um tempo construindo o “Cloudbuster”, a máquina que apontada para o céu poderia fazer chover. A letra descreve ainda a abrupta prisão de Wilhelm Reich, assim como a dor da perda do jovem Peter, e sua impotência na incapacidade de proteger seu pai

VEJA TAMBÉM: 0046. Kate Bush | Running Up That Hill (A Deal With God)

Kate-Bush-Press-size-620x552As filmagens ocorreram no Vale de White Horse, em Oxfordshire, na Inglaterra. Bush, descobriu em qual hotel Sutherland estava hospedado e foi para seu quarto pessoalmente pedir-lhe para participar do projeto. No Reino Unido, o vídeo foi mostrado em alguns cinemas como divulgação do álbum Hounds Of Love a qual a canção pertencia.

O mérito do clipe está no equilíbrio perfeito entre o visual e a música, onde a narrativa destila a emoção simples e universal da música. Afinal, é uma canção sobre a dor, tanto da alegria inocente da infância perdida como da perda de um pai. Em última análise, Bush, fez desta historia uma canção de consolo; onde a chuva torna-se não um simbolo de tristeza, mas um momento de esperança e reconciliação, em que “algo de bom” ainda pode acontecer novamente.

Diretor: Julian Doyle | Ano: 1985

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths