Anúncio com Código

Grandes Diretores de Videoclips | Jonathan Glazer

Diretores | 21 ago 13 - por João Paulo Porto
Kevmonstersandcritics_Birth05

Os clipes mais extraordinários passaram pelas mãos de Jonathan Glazer. O diretor é um ícone e seu dom extraordinário revela a ambição sem precedentes para o audiovisual.

Depois de estudar desenho e teatro na Nottingham Trent University, Glazer começou a dirigir teatro e fazer cinema e televisão. Em 1993, ele escreveu e dirigiu três curtas-metragens de sua autoria (“Mad”, “Pool” e “Comissão”). Ele já dirigiu campanhas populares para Guinness (Swimblack e Surfer) e Stella Artois (Devils Island). Desde meados da década de 1990 se tornou reconhecido mundialmente por dirigir uma série de vídeos de música, e foi nomeado Diretor do ano de 1997 pela MTV. Seu trabalho nessas áreas geralmente é conhecido pela sua originalidade.

Seu estilo limpo e nítido de gravar chega a ser ameaçador. Em seus clipes, sempre há algo a mais que os nossos pobres olhos possam captar.

153303832_640

Em “Street Spirit”, Glazer construiu um punhado de imagens provocantes e magnéticas que tinham uma identidade própria. Uma linguagem única reverberada por uma canção poderosa e intrigante.

Entre os vídeos dirigidos,Virtual Insanity do Jamiroquai está entre os mais famosos e mais premiados. O clipe, decididamente foge à todas as conclusões possíveis e se tornou um clássico dos anos 90. Outro clipe maravilhoso de sua autoria é o bizarro “Rabbit In Your Headlights” do UNKLE, onde um homem é atropelado incessantemente até o final surpreendente. Street Spirit (Fade Out) do Radiohead é um exemplo ambicioso e belamente concebido. Outra característica comum aos trabalhos de Glazer é a influência de Stanley Kubrick. Em “Karmacoma”, do Massive Attack, duas garotinhas gêmeas nos assustam como no clássico O Iluminado (1980) enquanto “The Universal”, do Blur, remete ao filme Laranja Mecânica (1971).

No cinema, Glazer dirigiu o filme de gangster Sexy Beast, protagonizado por Ray Winstone e Ben Kingsley, em 2000. Em 2004, Nicole Kidman estreou Reencarnação, sob a direção de Glazer. O mais recente trabalho do diretor, ainda sem data de lançamento, é Under The Skin, ficção científica baseado no livro de mesmo nome de Michel Faber e estrelado por Scarlett Johansson.

O estilo comercial de Glazer é mais abrangente e menos identificável. Seus anúncios ambiciosos para o Guiness, Levi´s e outras marcas poderosas mostram um lado lúdico diferente do visto em videoclipes. Em 2006, ele foi contratado para fazer um anúncio de televisão para um novo modelo de telefone da Motorola. O anúncio, mostrando dois corpos negros nus emergentes de um pedaço de carne girando em uma roda de oleiro, foi ao ar em setembro de 2006, mas foi engavetado pela Motorola. O anúncio era para beneficiar várias instituições de caridade na África.

Abaixo, alguns exemplos de seus trabalhos espetaculares para a TV, música e cinema.

Comercial do celular da Motorola: Red

 

Videoclipe de “Karmacoma” do Massive Attack

 

Trailer do filme Sexy Beast

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths