Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #157. Janet Jackson | Rhythm Nation

Para Ver Antes De Morrer | 02 nov 12 - por João Paulo Porto
Janet-janet-jackson-12556752-1920-1200

Em 1989, após o megasucesso Control, Janet Jackson lança uma obra prima sem precedentes, um trabalho bastante estruturado que superaria facilmente alguns discos do seu irmão Michael. Ao ouvir na integra, Rhythm Nation 1984, percebe-se claramente que Janet , naquela época, estava muito mais evoluída e antenada que Michael e supostamente deveria ter causado uma pontinha de inveja no irmãozinho.

A música “Rhythm Nation” prega o lema “as crianças são o futuro”, representada por um icônico videoclipe belamente filmado em monocromático e estruturado sob uma coreografia impactante e bastante influenciada pelos videoclipes de…. você sabe bem quem estou falando.

Para produzir o material, Janet se inspirou nos acontecimentos da época, a violência, o surgimento do Crack e da pobreza nas ruas, fatores que geralmente afetam a crianças moradoras de rua, dai surgiu a ideia do garoto (o jovem ator Tyrin Turner) que aparece no vídeo observando as meninas de longe.

O vídeo de inspiração militar foi dirigido por Dominic Sena, em agosto de 1989. Famoso por sua coreografia de alta octanagem em uma fábrica abandonada, o vídeo ganhou o prêmio de Melhor Coreografia (compartilhada por Jackson e coreógrafo Anthony Thomas) e foi nomeado para Melhor Vídeo de Dança no MTV Video Music Awards de 1990, onde Jackson também recebeu o prêmio MTV Video Vanguard. “Rhythm Nation” também recebeu vários outros prêmios da mídia especializada e consta em diversas listas de melhores videoclipes de todos os tempos dos canais VH1, MTV e revistas como Slant e Billboard que o elegeram como um dos melhores de todos os tempos e da década de 80, respectivamente.

Neste vídeo  Janet assegurou uma vitória impar ao apostar no talento de um jovem coreógrafo negro e dançarino de rua, que é algo incomum na industria geralmente dominada por coreógrafos brancos, ela conquista o publico jovem da época e ao mesmo tempo satisfaz os ditames da industria pop comercial criando uma imagem icônica militar (sugerida por Michael Jackson) diferentemente de seu trabalho anterior e impulsiona sua carreira como jamais se viu antes, sem as amarras de comparação com o seu irmão megaastro.

A música continua a ser apreciada, graças, em parte, ao videoclipe. no entanto, a carreira de Janet não se resumiu apenas a isso. Nos anos 90 ela consolidou sua imagem como uma grande artista de seu tempo.

Direção: Dominic Sena | Ano: 1989

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths