Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #192. Janelle Monáe | Cold War

Para Ver Antes De Morrer | 18 jun 13 - por João Paulo Porto
janelle-monae

“Cold War” apresenta a cantora norte americana Janelle Monáe de ombros nus se expressando delicadamente em um único take, focando em seu rosto – uma imagem de emoção – como ela definiu no Twitter. Em frente a câmera, a cantora faz caretas e sorrisos, chorando em alguns momentos, canalizando os espíritos de Sinead O´Connor em Nothing Compares 2 U e D´Angelo em Untitled

tumblr_ms9u836dqP1s4deqko1_500“Cold War” é uma canção de coautoria de Monáe lançada como segundo single do excelente álbum The ArchAndroid (suites II and III) em 20 de setembro de 2010. O videoclipe da canção foi lançado em 5 de agosto de 2010.

Musicalmente “Cold War” possui ganchos fortes, uma batida fortemente adocicada e uma abundância de ficção científica. Monáe anuncia uma vingança ao público nacional na canção dizendo As entranhas vem e todos o poderosos irão desmoronar / Nós devemos ser valentes esta noite e ter fé no mundo. Mathew Cole da Slang Magazine  disse que “Cold War” desencadeia um cinturão que faria inveja a Beyoncé.

O videoclipe foi gravado em um fundo preto  no auditório do sanatório The Palace of the Dogs, sob a direção de Wendy Morgan. O clipe foi filmando um dia antes louco “Tightrope”, o primeiro single do disco – que também teve suas gravações no sanatório.

Janelle_MonaeEm uma entrevista para a revista Rap-Up, Monáe explicou o conceito do vídeo, dizendo que (o vídeo) trata de uma psicose – você está em minha mente e você terá uma chance de entender Metrópolis, onde tudo surgiu (a partir) dos meus pensamentos. É muito psicodélico e alucinante.

Seu delicado rosto  incrivelmente equilibrado com seus movimentos faciais resulta num material impressionante e por vezes perturbador. Em resumo, um videoclipe simples, mas envolvente, que nos faz ver e ver repetidas vezes como se fosse a primeira vez. O lacrimejo mais sincero desde a singela lágrima solitária de Sinead O´Connor no clássico “Nothing Compares 2 U”.

Diretor: Wendy Morgan | Ano: 2010

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths