Anúncio com Código

Grandes diretores de videoclips | Russell Macalhy

Diretores | 29 dez 12 - por João Paulo Porto
screenshot2013-01-24at11.21.56

Um dos pioneiros do vídeo pop, RUSSELL MULCAHY viajou o mundo com o Duran Duran, criou pequenos filmes Noir épicos para o Ultravox e matou a estrela do rádio com The Buggles. De dançarinos de corpo pintado a câmera lenta,  explosões e máquinas de vento, ele foi o homem que inventou todos os clichês.

download (4)

Eu sentava em uma sala, fechava os olhos e ouvia. Não necessariamente as letras mas apenas esperando para que a imagem aparecesse. E quando aparecia eu me baseava no que via para criar o vídeo “

Russell Mulcahy, nascido em 23 de junho de 1953, em Melbourne, Austrália, é um diretor de cinema australiano e ficou conhecido pelo seu trabalho como diretor de videoclips de diversos artistas pop de sucesso mundial da década de 80. O trabalho de Mulcahy é reconhecível logo de cara pelo uso de cortes rápidos e uso de luzes brilhantes, bem como de coreografias espetaculares e roteiros inimagináveis para o padrão audiovisual da época. Mulcahy se tornou um dos profissionais mais requisitados da época, considerado um diretor de videoclipes proeminente nos anos 80.

Russell Mulcahy começou como um editor de filme para a rede da Austrália Seven. Depois de se mudar para o Reino Unido por volta de 1976, Mulcahy fez vídeos de música de sucesso para vários artistas britânicos como XTC, “Turn Plans To Nigel” (1979), The Vapors, “Turning Japanese” e o marco de sua carreira: o icônico Video Killed The Radio Star (1979) dos Buggles, considerado o primeiro vídeo musical tocado na MTV em 1981.
1277398689
Os bastidores da gravação de “A Kind Of Magic” do Queen, que também fazia parte da trilha sonora de Highlander.

Em meados dos anos 1980 Mulcahy foi dirigir vídeos para alguns dos artistas mais bem-sucedidos do pop-rock daquele período, incluindo The Human League, Elton John, Ultravox, a maioria dos grandes sucessos do Duran Duran, Spandau Ballet, Kim Carnes, Rod Stewart, Billy Joel, The Motels, Supertramp e The Rolling Stones. Um de seus vídeos mais marcantes mostra uma Bonnie Tyler estarrecedora em meio a um ambiente futurístico e surreal em “Total Eclipse of the Heart”.

 

“Paul Barrow dizia: ‘Eu realmente quero ir para o Sri Lanka. Por que não ir para filmar alguns vídeos para fazer valer a pena? “Então chegamos lá uma semana antes e viajamos ao redor da ilha.” 

Em 1986, após se tornar um dos diretores mais requisitados, Mulcahy dirigiu o hoje clássico e cult Highlander, um grande sucesso de bilheteria com Christopher Lambert e Sean Connory e trilha sonora composta pelo Queen. De quebra, ainda dirigiu o videoclipe de “A Kind of Magic”, que misturava efeitos animados com pessoas.
Elogiado pelo seu trabalho, Macalhy recebeu o prêmio MTV pelo conjunto da obra. Boa parte dos clipes mais legais e inesquecíveis dos anos 80 passaram pelas suas criativas mãos.

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths