Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #118. Herbie Hancock | Rockit

Para Ver Antes De Morrer | 18 jan 12 - por João Paulo Porto
herbie_hancock3

hqdefault (3)Este videoclipe, dirigido por Godley & Creme e apresentando robôs e manequins dançando o Break Music desconcertante do gênio do jazz-funk Herbie Hancock estava à frente de qualquer bizarrice que pudesse existir na época. E isto não é algo ruim, a criatividade presente neste trabalho esteve apenas a um passo de se tornar definitivamente o melhor videoclipe dos anos 80. Mas eis que surge o fenômeno “Thriller” de MJ, “Sledgehammer” de Peter Gabriel e “Take On Me” do A-ha para reivindicarem o papel e com razão.

O vídeo da música apresentando vários robôs-manequins como esculturas móveis (por Jim Whiting) dançando nos embalos da música em uma “Casa Virtual” em Londres recebeu cinco MTV Video Music Awards em 1984, incluindo Melhor Vídeo Conceitual e Melhores Efeitos Especiais. Sua edição e montagem são únicas somadas às novas técnicas nunca vistas em um vídeo musical até então. Hancock aparece e toca teclado apenas em uma imagem em preto-e-branco em uma televisão, que é destruída na calçada em frente à porta da casa no finalzinho do videoclipe.

tumblr_mx99cnukva1t0f6o2o1_400Tão bizarro quanto macabro. Os movimentos mecanizados delicadamente grotescos dos manequins são ótimos e a edição caprichada é tão cheia de cortadas que está em total sincronia com o ritmo da música. A dupla (Godley & Creme) mais uma vez surpreende com originalidade e competência de extrema eficácia e bom gosto.

Esse videoclipe é um dos mais fundamentais de todos os tempos.

Diretores: Godley & Creme | Ano: 1983

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths

  • Emerson Barbosa

    Verdadeiro clássico, muito bom pra época!!!