Anúncio com Código

Grandes Diretores de Videoclipes: Samuel Bayer

Diretores | 08 out 14 - por João Paulo Porto
samuel bayer PN

O grande diretor homenageado da semana é ninguém menos que , o cara que dirigiu o clipe mais famoso do Nirvana, o inesquecível Smells Like Teen Spirit. Hoje ele é um dos melhores e mais influentes de todos os tempos, aplaudido como o vídeo que mudou a cara da MTV através da criação de uma nova geração de telespectadores.

nirvana smell like teen spirit

Samuel David Bayer (nascido em Nova York, no dia 17 de fevereiro de 1965) é um artista talentoso e prolífico e em seu currículo desfilam clipes marcantes (além do citado clipe do Nirvana) como No Rain do Blind Melon – conhecido como o clipe da “abelhinha” – Todos os clipes do Green Day da era American Idiot, You Only Live Once e “Heart In a Cage” (maravilhoso em preto e branco) dos meninos do The Strokes e talvez, o melhor deles, “Strangers When We Meet” do camaleão do rock David Bowie.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Artista Visual, Diretor de videoclipes, filmes, comerciais e Diretor de Fotografia,  construiu uma carreira ao traduzir sua visão em imagens significativas, pouco depois de se formar na Escola de Artes Visuais onde estudou pintura.

Bayer e Billy joe amstrong nos bastidores da gravação do clipe de "Holiday"
Bayer e Billy joe amstrong nos bastidores da gravação do clipe de “Holiday”

Seus trabalhos iniciais se caracterizavam pelo baixo orçamento, porém de estéticas sutis e marcantes, extremamente ligados à cultura Grunge. Desta fase podemos citar além de “No Rain” e “Smells Like Teen Spirit” os clipes de “Doll Parts” da HoleUnyielding Conditioning do Fishbone“Bob” do NOFX,  Come to My Window da Melissa Etheridge (estrelado pela atriz Juliette Lewis e um dos meus favoritos) ePoison Heart dos Ramones. Também são dele boa parte dos clipes do Cranberries e do Garbage.

Bayer dirigiu vídeos para Michael Jackson, The Rolling StonesMarilyn Manson, The Smashing PumpkinsTears For Fears, My Chemical Romance, Good CharlotteRobbie Williams, Justin Timberlake e o mais recente e polêmico “Animals” do Maroon 5, acusado de promover violência contra as mulheres.

Em 1994, a Bayer começou a dirigir comerciais. Um de seus primeiros para a Nike é considerado um dos anúncios mais influentes da história da marca. Em 2011 Bayer dirigiu o comercial da Chrysler vencedor do Emmy, “Born of Fire”, estrelando o rapper Eminem.

Em 2009 Bayer dirigiu o remake de A Hora do Pesadelo estrelado pelos nomeados ao Oscar Rooney Mara e Jackie Earle Haley. Em abril de 2010, o filme que custou a bagatela de 30 milhões de dólares alcançaria o topo de bilheteria nos EUA e seria o primeiro grande sucesso de público da atriz Rooney Mara, que se tornaria popular com o thriller O Homem Que Não Amava As Mulheres, dirigido por outro grandes diretores de videoclips: David Fincher.

Ao longo de sua carreira Bayer recebeu uma série de prêmios e elogios, incluindo um Emmy, um Leão de Ouro em Cannes, vários Clios, e vários prêmios da MTV (cinco MTV Video Music Awards, incluindo Melhor Vídeo em 1991 e 2005, bem como Melhor Direção em 2005 e 2007). Seu trabalho ainda continua sendo reconhecido como influente e está incluído na coleção permanente do Museu de Arte Moderna de New York.

 PARA SABER MAIS: http://samuelbayer.com

 

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths