Anúncio com Código

Grandes Diretores De Videoclipes | Julien Temple

Diretores | 09 maio 14 - por João Paulo Porto
110825574_temple_324038c

Julien Temple, nascido em Londres em 1953 e diretor de clipes e documentários.

Temple descobriu as obras de diretor anarquista francês Jean Vigo, quando ele estudava em Cambridge e seu interesse na cena punk surgiu cedo de Londres , em 1976, levando à sua amizade com os Sex Pistols e seu primeiro filme sobre o lendário grupo Punk. Um documentário mostrando a montagem dos primeiros anos de vida da banda em uma série de curtos clips de entrevistas de televisão e shows.

Julien_Temple_164804aContinuando a relação, Temple dirigiu The Great Rock And Roll Swindle, um relato ficcional estilizado da formação , ascensão e queda dos Sex Pistols do ponto de vista de seu gerente , Malcolm McLaren,  e como ele manipulou sua ascensão para a notoriedade . Elogiado por seu louvor no  mash up de cenas de animação, documentário e seu próprio material, Temple lançou em uma carreira fazendo vídeos de música, trabalhando com artistas como Rolling Stones, David Bowie, The Kinks, Culture Club, Neil Young, Tom Petty e Whitney Houston.

A aclamação recebida pelo The Comic Strip garantiu a Temple prestigio e oportunidades para trabalhar com músicos consagrados como Eric Clapton, Phil Collins e Sting.

Julien também dirigiu o curta-metragem Jazzin ‘ for Blue Jean com David Bowie, que foi lançado em 1984. Jazzin ‘ For Blue Jean e o clipe de ´´Come Dancing“ dos Kinks introduziu um compromisso com a idéia do videoclipe como um filme em miniatura, com o mesmo compromisso com a arte e o ofício do cinema e contar histórias .

Em 1986 ele dirigiu a versão cinematográfica do livro de Colin MacInnes Absolute Beginners estrelado por Patsy Kensit, James Fox e David Bowie.

Ele também dirigiu Earth Girls Are Easy , em 1988 , lançando o jovem Jim Carrey, Geena Davies e Jeff Goldblum com música de Nile Rogers. O filme alcançou status cult em todo o mundo .

The Great Rock N’ Roll Swindle (1980, Dir: Julien Temple/conceptual-punk rock)

The Great Rock N’ Roll Swindle (1980, Dir: Julien Temple/conceptual-punk rock)

Em 1991, ele se reuniu com os Rolling Stones para fazer Live at the Maxum concerto de Nova Iorque filmado e lançado no formato IMax em larga escala. Nesta mesma época, ele também dirigiu uma série de vídeos de música para muitos dos maiores artistas musicais de todo o mundo, incluindo Whitney Houston, Janet Jackson, Neil Young e Tom Petty .

Bullet, um drama de 1996  ambientado em Nova Iorque marcou o retorno do diretor ao Cinema. Estrelado por Mickey Rourke, Tupac Shakur e Adrien Brody, o roteiro de Bruce Rubenstein e Rourke, creditado sob um pseudônimo. Bullet foi lançado nos EUA um mês depois do assassinato de Shakur .

Em 2000, Temple revisitou a história de The Sex Pistols em The Filth and the Fury , um relato de sua história , desta vez do ponto de vista e com a total cooperação dos membros sobreviventes da banda. O filme foi aclamado pela crítica e abraçada pelo público.
Em 2002 Templo começou a produzir o documentário Glastonbury, uma crônica viva e pessoal de trinta anos do festival de música. Temple rodou o filme ao longo de 4 anos no festival entre 2002 e 2005 , com base em uma grande quantidade de arquivos, bem como as imagens enviadas por fãs do festival e foi lançado em Abril de 2006.

Muitos outros trabalhos importantes foram lançados sob a direção de Temple, revisitando e buscando analisar com profundeza soberba o impacto do movimento Punk no mundo.

Temple já trabalhou com os lendários integrantes da banda The kinks e recentemente está envolvido em projeto póstumo de Jimi Hendrix.

Confira na galeria abaixo alguns dos clipes mais importantes de sua rica filmografia.

 

Confira abaixo a playlist com os trabalhos mais importantes da carreira do diretor inglês.

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths