Anúncio com Código

Grandes Diretores de Videoclipes: Hype Williams

Diretores | 29 set 14 - por João Paulo Porto
grandes diretores: Hype williams

Por mais de 20 anos, o diretor de videoclipes Harold “Hype” Williams foi o responsável por transformar clipes em fantasias de quatro minutos para os maiores nomes do Rap e R&B. Com uma lente olho-de-peixe – sua marca registrada – em uma mão e uma mala de dinheiro na outra, o nova-iorquino continua a ser o “cara”  que consegue os mais altos orçamentos para gravar seus clipes mirabolantes. O legado opulento construído por Hype Williams é espetacular e sua videografia é comparada apenas à de grandes diretores de videoclipes como Michel Gondry e Jonathan Glazer

hype-williams-busta-rhymes-kanye-west
Hype Williams e os maiores parceiros de trabalho: Kanye West e Busta Rhymes.

Apaixonado por ícones do grafiti como Basquiat e Keith Haring – “Eu queria ser Basquiat ou Keith Haring das ruas” – ele iniciou a carreira exibindo seu trabalho em outdoors, lojas e parques utilizando a marca HYPE como sua assinatura.

Desde então foram dezenas de artistas de rap e R&B que tiveram seus clipes gravados por este homem. Os mais memoráveis são “Woo Hah !! Got You All in Check “ do Busta Rhymes (vencedor do prêmio Jackson Limo de melhor clipe de rap do ano de 1996), “Hate Me Now” do Nas e “All Of The Lights” de Kanye West de 2011. Em 1998, ele ganhou o MTV VMA de melhor clipe de rap para “Gettin ‘Jiggy wit It” do Will Smith e em 1999, o de melhor clipe de grupo para “No Scrubs” do TLC. O prêmio BET foi dado ao diretor por seu trabalho em “Gold Digger” do rapper Kanye West.

 

Mas não foram apenas artistas de rap e R&B que passaram pelas mãos do diretor. Artistas do cenário pop como Coldplay (“Viva La Vida”, “Paradise”), Christina Aguilera (“Not Myself Tonight”) e Jennifer Lopez  (“Booty”) também já trabalharam com Hype Williams. “The Rain (Supa Dupa Fly)” da Missy Elliott é provavelmente meu clipe mais importante. 

coldplay-paradise
Nem só de Rap vive Hype. O diretor também já dirigiu diversos clipes de artistas pop como Coldplay e Christina Aguilera.

Em 2006, a MTV o homenageou com o Video Vanguard Award pelas suas realizações como cineasta. Na edição da revista Playboy de Dezembro de 2007, Williams fotografou a bela Kim Kardashian para a edição de capa. Kanye West detém o recorde do artista que mais trabalhou com Williams com 20 clipes no total até agora. Busta Rhymes é segundo com dezesseis vídeos de música.

Em 1998, Hype dirigiu seu primeiro e até agora único longa-metragem – Belly – estrelado pelos rappers Nas e DMX. Ele chegou a topar assinar a direção de Speed Racer, mas ele deixou o projeto no ano seguinte que acabou sendo lançado pelas maõs dos irmãos Wachowski da série Matrix). Em 1999, Williams assinou um contrato global de dois anos com a New Line Cinema para produzir e dirigir filmes. Seu primeiro filme com a New Line, Mothership abortou. Mais tarde, Williams estava em negociação com a MTV para desenvolver uma série animada. O projeto também abortou em desenvolvimento.

Christina-Aguilera2
“Not Myself Tonight” quase acabou com a carreira de Christina Aguilera. As cenas retratam um estilo sadomasoquista, com vários vestuários inspirados no bondage. Aguilera presta homenagem ao clipe de 1989 da cantora Madonna “Express Yourself”, o que resultou em críticas mistas por parte dos profissionais, ressalvando de modo positivo a estética mas referindo a sua falta de originalidade.

 

O diretor adorava utilizar uma lente olho-de-peixe para filmar a maioria de seus clipes (sempre com a parceria do fotografo John Perez). A lente Fisheye (nome em inglês) distorcia a visão da câmera ao redor do foco central. Esta característica estética muito utilizada no clipe de “Gimme Some More” do Busta Rhymes e em  da Missy Elliott. Desde 2003 o diretor deixou de utilizar o fisheye na produção de clipes.

Outra marca do diretor envolve criar efeitos dinâmicos, multi-dimensionais e atmosféricos. Clipes como “Not Myself Tonight” da Christina Aguilera e “Rock The Boat” de Alaliyah (este foi o último gravado antes de sua trágica morte em um acidente aéreo em 2001) exemplificam bem esta característica. O diretor também costuma utilizar cenas em câmera lenta com foco profundo e suave.

missy-elliott

“The Rain (Supa Dupa Fly)” da Missy Elliott é considerado o clipe mais importante de Hype. Uma futurística atmosfera dance de efeitos visuais jamais vistos anteriormente.

Com qualidades cinematográficas, o visual capturado pelas lentes de Hype ultrapassava a linguagem audiovisual, seja pelo excesso, pela inovação ou mesmo pelo humor mostrado nos videoclipes musicais. Sua ideografia pode ser resumida como um desfile de preciosidades.

Para conhecer toda a videografia do artista: Hype Williams videography

 

 

 

 

 

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths