Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #145. George Michael | Shoot The Dog

Para Ver Antes De Morrer | 21 maio 12 - por João Paulo Porto
george-michael

Quando George Michael lançou o videoclipe de “Shoot The Dog”, no reino unido em 29 de julho de 2002, seria a primeira vez em que o cantor entraria no mundo das criticas políticas. Desta vez, a vitima foi o então, presidente norte americano George W. Bush e ministro da Inglaterra, Tony Blair, caracterizado como um cachorrinho nas mãos de Bush.


animation (13)

O videoclipe, produzido pela equipe de animação 2DTV, causou furor ao apresentar, de forma pouco habitual e colorida, um Bush totalmente infantilizado e ridículo e um Blair submisso e patético. As intenções de Michael estariam nas entrelinhas, mas o exagero nas críticas e nas personificações das personagens extremamente banais – que incluem o próprio cantor em vestimentas esdrúxulas, que remetem às suas diversas fases – não foi bem aceita, pois parecia uma atitude desesperada de notoriedade.

O vídeo apresenta o primeiro ministro Tony Blair como um poodle nas mãos do presidente dos EUA George W. Bush em uma sátira política. Também apresenta uma cena onde o cantor vestido com uma sunga de estampa de leopardo, aparentemente tenta seduzir a esposa do ministro, Cherie Blair. “Shoot The Dog” também tem um olhar bastante peculiar sobre os lideres, descrevendo-os como cúmplices de si – mesmos.

Michael escreveu a canção antes dos atentados de 11 de setembro, mas devido ao teor das letras, decidiu lançá-la depois dos atentados.

animation (14)
Como era de se esperar, o clipe é extremamente calculado, manipulador e controverso, mas bastante forte e engraçado, tocando na ferida e expondo a visão de George Michael sobre a gestão presidencial de Bush e como a política pode ser alvo de críticas vindas da cultura pop.

O que se conclui de tudo isso é uma tentativa de manipulação fascinante, que remete às diferentes atitudes de Bush que resultaram em desastrosos erros em sua administração e à péssima reputação que sucedeu ao seu mandato.

Michael declarou que estava preocupado com a crescente relação entre o primeiro ministro e o presidente e que não era anti-americano.

animation (16)
O videoclipe pode ser meio tendencioso e um pouco exagerado, mas é também um trabalho influente que serviu de ponta pé para muitos artistas que seguiram o exemplo do cantor e apostaram em críticas de diversas formas contra o governo Bush. Um exemplo clássico é o espetacular vídeo de Wake Me Up When September Ends do grupo de pós punk norte americano Green Day.

O resultado do videoclipe comprova a existência de um campo versátil onde se pode pendurar descaradamente a realidade de conflitos políticos sem se tornar uma emboscada. Por mais que você concorde com a visão política de Michael ou não, este videoclipe deve visto.

Diretores: 2DTV | Ano: 2002

 

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths

  • Oi!
    Estava aqui preparando uma aula de sociologia sobre gerações e suas musicas preferidas e cai neste seu blog que, alias, e muito bom!
    alem do conteudo excelente o blog tem uma estetica super atraente! parabens!

    • johnny

      obrigado Somnia, para mim um prazer fazer o que faco. abracos