Para Ver Antes de Morrer: 27. Eurythmics | Sweet Dreams (Are Made of This)

Anos 80, Para Ver Antes de Morrer | 02 mar 18 - por João Paulo Porto


Ano: 1983, um duo esquisito, com uma cantora de voz poderosa excepcional e um baixinho com feições de duende derruba os superastros Michael Jackson, The Police e David Bowie das paradas de sucesso com a fria e cativante Sweet Dreams (are made of this), uma canção hipnótica e genial que fez da música eletrônica a nova sensação mundial. Annie Lennox (vocal) e Dave Stewart (o cérebro) despejaram o pop mais evoluído dos anos 80. Juntos, seu codinome é Eurythmics. E como se não bastasse, o vídeo para essa música se tornou um clássico instantâneo da MTV. 



O vídeo inovador foi, segundo Stewart, inspirado no filme de Buñuel, A Idade do Ouro. “Falava de como o mundo era absurdo”.  Annie Lennox aparecia com cabelos alaranjados e um terno preto sob medida, tornando-se o primeiro vídeo popular a apresentar uma mulher andrógina. A vaca no vídeo era a idéia de Dave Stewart – ele era um grande fã dos artistas surrealistas Salvador Dali e Luis Buñuel. Diz Stewart: “Algumas pessoas me perguntavam:” Dave, por que a vaca? Annie é tão bonita”.”

A vaca, embora muito atraente, representou um problema logístico, já que a maioria dos estúdios não podia acomodá-la. Eurythmics encontrou um estúdio no porão em Londres com um elevador grande o suficiente para transportar o animal. Lennox lembra a cena com o bovino caminhando como sendo uma das experiências mais surrealistas de sua vida. Sobre o que tudo significou, ela disse no livro I Want My MTV: “O vídeo é uma declaração sobre as diferentes formas de existência. Aqui estão os seres humanos, com nossos sonhos de indústria, conquista e sucesso. E aqui está uma vaca”. Agora tudo faz sentido. 

Direção: Dean Karr e Chris Ashbrook

João Paulo Porto