Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #132. Eurythmics | Bethoven (I Love To Listen To)

Para Ver Antes De Morrer | 13 fev 12 - por João Paulo Porto
eurythmics-503db54a452f5

O surreal “Bethoven (I Love To Listen To)” do duo de pop-eletrônico Eurythmics faz parte de uma série de videoclipes gravados para todas as faixas de seu álbum Savage de 1987, todos dirigidos por Sophie Miller. No vídeo, Lennox interpreta uma dona de casa oprimida e submissa que sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e distúrbio de personalidade.

PDVD_0008-233x169A narrativa se desenvolve de uma maneira incomum: Lennox começa o vídeo narrando um monólogo. Logo em seguida ela é retratada fazendo tricô, limpando a casa e cortando legumes compulsivamente em sua casa.  Um homem maquiado com um vestido de noite e uma garota travessa com um cabelo loiro também estão presentes na casa, embora ela não perceba. Estes personagens possuem uma identidade própria que é adquirida por Lennox após um colapso mental (uma representação mais proximal do transtorno de personalidade). Ela então se posiciona em frente a um espelho e se maquia transformando-se em uma personagem extrovertida e sexualmente liberal (reforçada pela semelhança crua com Marilyn Monroe). Logo em seguida, ela destrói todo o apartamento e sai andando pelas ruas rindo impulsivamente.

PDVD_0073-234x170O mérito alcançado por Lennox neste videoclipe deliciosamente bizarro foi o de ter interpretado um papel inesperado do psicológico humano e sobressair a isto. Vestida de cinismo, sua excêntrica atuação dá um toque de ousadia ao papel de dona de casa oprimida e frustrada, em poucas palavras e gestos delicados. A direção competente de Sophie contribuiu para tornar Lennox bastante humana e alcançou um resultado maravilhoso capaz de nos prender do inicio ao fim sem piscar os olhos.

E o monólogo de abertura de Annie Lennox é um dos melhores momentos de sua carreira.

Diretora: Sophie Miller | Ano: 1987

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths