Especial MTV: Os 5 Clipes Definitivos da Era MTV

Anos 80, Especial MTV, Listas | 27 nov 18 - por João Paulo Porto

O 1001 videoclips irá celebrar os dias de glória da MTV, quando o videoclipe dominou o mundo. Para isso, iremos dedicar listas especiais sobre tudo que aconteceu durante o auge da MTV, que começou no ano de 1981, exatamente, quando o clipe de “Video Killed The Radio Star” estreiou na rede em 1 de Agosto de 1981. Prepare-se, pois iremos revelar, através de listas, eventos que marcaram gerações, que cresceram assistindo clipes na TV. E para começar, no primeiro post, vamos falar sobre os 5 clipes definitivos da era MTV. Vamos lá! 

5. Michael Jackson – “Thriller” (1982)

A narração marcante de Vincent Price e o exército de dançarinos zumbis extraordinariamente coreografados – o épico de 14 minutos de John Landis é considerado até hoje o maior e mais influente vídeo pop de todos os tempos. No Reino Unido, foi estreado como uma cortesia exclusiva do programa The Tube no Channel 4 – à meia-noite, de forma adequada. Em todo o mundo, os gravadores Betamax entraram em ação. 

4. A-Ha – “Take On Me” (1985)

A mais famosa animação feita de esboço de lápis combinadas com imagens em carne e osso (também conhecido como rotoscoping) é um videoclipe fantasiosamente romântico. A quantidade de trabalho envolvida na criação do vídeo era impressionante: cerca de 3.000 quadros individuais foram tratados, um processo que levou 16 semanas. No MTV Video Music Awards do ano seguinte, o clipe dos noruegueses do a-ha, conquistou seis prêmios sem esforço e foi indicado para outros dois. 

3. Peter Gabriel – “Sledgehammer” (1986)

A música, vamos ser honestos, era um funk rock meio estranho com letras que remetiam a uma relação sexual. Mas o vídeo em stop-motion, animado com argila, cortesia de Nick Park, o maestro por trás do sucesso Wallace And Gromit, elevou a música a outro nível. Ganhou nove MTV Video Music Awards em 1987 (um feito ainda insuperável), e disputa com “Thriller” o vídeo mais tocado de todos os tempos na MTV. 

2. Nirvana – “Smells Like Teen Spirit” (1991)

Este clipe praticamente sinalizou o fim da primeira era brilhante de glamour e cor da MTV e inaugurou uma nova era de realismo – uma era encabeçada pelo Nirvana, Pearl Jam, Nine Inch Nails e Tori Amos. Inspirado pelo filme Over The Edge, de 1979, e pelo Rock’n Roll High School, dos Ramones, o diretor Samuel Bayer comprimiu em quatro minutos toda a angústia adolescente descontente e a apatia nervosa da chamada Geração X. 

1. Britney Spears – …Baby One More Time (1998)

Este videoclipe capturou uma Britney de 16 anos em uniforme escolar, alcançou um sucesso estratosférico até hoje celebrado. o clipe foi gravado entre os armários da Venice High School, Los Angeles (a mesma escola onde filmaram Grease). Os uniformes vieram do Kmart, enquanto a camisa com nó era ideia de Britney. Em seu episódio final, o Total Request Live declarou “… Baby One More Time“ o videoclipe mais icônico de todos os tempos”.

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.