Anúncio com Código

Especial Elvis Presley: O rei em 5 clipes

Artigos | 16 ago 13 - por João Paulo Porto
elvispresley

Se estivesse vivo, Elvis Presley, o eterno rei do Rock N´Roll, completaria hoje 80 anos. Para comemorar este marco na historia da música mundial, nós, do site 1001 VIDEOCLIPSdecidimos homenagear o REI apresentando uma lista de 5 clipes inesquecíveis que contam um pouco da história deste cantor grandioso.

Heartbreak hotel (1956)

O primeiro sucesso de Elvis já mostrava para o que ele veio. A sua voz característica o transformou em um fenômeno juvenil rapidamente. E seu charme irresistível provou-se um trunfo hipnotizante que ele soubera usar muito bem em prol de sua imagem. Neste clipe é possível ver o seu carisma retumbante.

 

Hound Dog (1956)

“Hound Dog” era um incrível sucesso de um cara branco que canta música negra. Um tanto rígida e rápida demais. Apelativamente dançante e barulhenta, ou seja, um verdadeiro rock n roll. E claro, acompanhada de uma boa rebolada, transformou o suingado de Elvis para sempre. Criou-se sua marca registrada (e uma onda de protestos!).

 

In The Guetto (1969)

Esta música (e a minha preferida) foi responsável pelo renascimento do rei nas paradas de sucessos norte-americanas, depois de uma prolongada queda no esquecimento. A qualidade da melodia e letra extremamente expressiva que criticava as mazelas da sociedade deu ao rei a credibilidade que ele precisava: “ele canta grandiosamente”, disse o trompetista Wayne Jackson. Agora ele podia reclamar para si o trono!

 

Suspicious Mind (1969)

Este seria o último grande sucesso do rei. E é difícil imaginar canção mais apropriada. Nada mais sublime e perfeito havia passado pela maravilhosa carreira do rei como este hino a grandiosidade. Os arranjos belíssimos e a letra claustrofóbica detalhando um casal “pego na armadilha” do ciúme e da desconfiança. Apesar do ano que foi gravada (1969), nunca, uma canção de Elvis soou tão moderna e atual. A prova viva disto é o maravilhoso clipe de “Suspicious Mind (Viva Elvis)” feito em 2010 para uma coletânea de sucessos. Assista e prepare-se para se arrepiar mais uma vez!

 

A little Less Conversation (JXL Version) (2002)

O renascimento de Elvis, mais uma vez, aconteceu, para a nova geração, e o mais impressionante: não foi com uma das centenas de músicas populares do artista. A música que o tornou popular entre a garotada do século XXI, era um precioso funk alegre ignorado pelo público no ano de seu lançamento. “A Little Less Conversation”, ganhou uma vida nova em 2002, depois que o DJ holandês JKL  a transformou enlouquecedoramente em fenômeno de massas. Acredite, os pais que cresceram ouvindo Elvis, ganharam mais credibilidade com os filhos: “era novo o bastante para que os jovens gostassem”, observou o coautor, Billy Strange. 25 anos após sua morte, Elvis ainda era o Rei do Rock.

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths