Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #117. Elvis Costello and the Attractions | Accidents Will Happen

Para Ver Antes De Morrer | 14 jan 12 - por João Paulo Porto
elvis_costello_10

Armed Forces, de Elvis Costello era muito moderno para a época e o videoclipe para um de seus singles, “Accidents Will Happen”, possuía elementos de computação gráfica muito avançados para o seu tempo. O álbum ficou em segundo lugar nas paradas de 1979 e alavancou a carreira desse fabuloso cantor e compositor londrino de talento inquestionável e qualidades instigantes.

acci1“Accidents” é uma viagem audiovisual deslumbrante. Era algo completamente diferente do que havia disponível em termos de computação gráfica para o formato, alias, naquela época, não havia ainda o conceito de videoclipe que só viria a surgir dois anos mais tarde com Video Killed The Radio Star do The Buggles (o primeiro videoclip exibido pela MTV norte-americana)  e o formato não tinha muito menos adquirido o respeito e prestigio que só o fabuloso “Thriller”, de MJ poderia trazer. Por isso era de se estranhar o investimento artístico e financeiro para um trabalho que antes era considerado apenas truque publicitário de música barato e descartável.

Os desenhos muito bem elaborados representavam imagens de Costello a própria banda The Attractions tocando seus instrumentos e rápidos flashes de supostos acidentes acontecendo de variadas formas que sugerem um alerta aos perigos de acidentes domésticos. As imagens são capazes de transmitir leveza sem soar bobo e o estilo gráfico, por incrível que parece, era inédito, como se Jankel e Morton tivessem criado o estilo visual dos anos 80. muitas das formas gráficas apresentadas foram imitadas em cartões e camisetas anos 80 afora.  A impressão que passa é que esse videoclipe foi o resultado de um acidente e que acidente feliz!

acci2Vencedor de alguns prêmios e dirigido pela dupla Annabel Jankel e Rocky Morton, inovou na linguagem audiovisual e foi um dos primeiros videoclips totalmente em animação gráfica. O trabalho possui uma estética singular e as cenas foram desenhadas para explodir com energia e inventividade que só o próprio Costello poderia oferecer.  Em 2003, ele foi incluído no museu de arte moderna de NY como um dos 35 videoclipes da era de ouro.

“Accidents Will Happen” é apenas a primeira faixa de um dos melhores trabalhos de Elvis Costello. Armed Forces foi o responsável por sua infiltração no Mainstream e suas músicas são um desfile de preciosidades.

Diretores: Annabel Jankel e Rocky Morton | Ano: 1979

VEJA TAMBÉM: 0163. Elvis Costello and The Attractions | I Wanna Be Loved

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths