Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #139. Duran Duran | Rio

Para Ver Antes De Morrer | 11 abr 12 - por João Paulo Porto
duranduran-eighties-pose-bad-haor

Nick Rhodes certa vez comentou que os vídeos do Duran Duran documentaram a década de 80 de uma forma muito direta. Possivelmente, um dos vídeos que mais refletiram essa época dançante da historia do pop internacional é “Rio”, um desfile de imagens deslumbrantes que evocavam todo o espírito yuppi dos duranies que deixaria Gordon Gekko orgulhoso.

duranduranrioAproveitando o boom dos videoclipes e da MTV, o DD decidiu investir caro apostando em lugares exóticos e paradisíacos para gravar seus videoclipes. Foi nessa época que viajaram até o Sri Lanka para se aventurar com elefantes em “Hungry Like The Wolf” e Singapura, perfeito para evocar o som exótico de “Save A Prayer”.

Para “Rio”, a banda decidiu viajar para a ilha caribenha da Antigua, onde contou com as imagens icônicas da banda em trajes Antony, cantando e brincando em um iate sobre o azul cristalino do mar do caribe. As cenas mostram os rapazes no auge do sucesso em situações engraçadas e despreocupadas, bebendo champanhe, montando em cavalos e acompanhados por uma bela modelo em uma praia ensolarada.

Na época o vídeo causou certa polêmica, porque mostrava uma realidade diferente da qual viviam os ingleses, á vista dos problemas financeiros e do crescente desemprego que assolavam a Inglaterra de Thather (sua imagem ainda seria profundamente manchada com a desnecessária Guerra das Malvinas). Era como se o DD estivesse jogando em nossas caras um mundo ilusório que não correspondia à verdadeira realidade dos ingleses.

Duran-Duran-Rio-1Originalmente, o diretor Russel Mulcahy havia planejado acrescentar imagens da banda sendo expulsa da ilha por pessoas armadas. O diretor acrescentou um tom vívido e provocante nas imagens suficientes para criar um estilo próprio que definiria toda a estética audiovisual dos anos 80. Ele também dirigiu “Hungry Like The Wolf” e “Save A Prayer”, videoclipes que anunciaram a chegada da revolução audiovisual promovida pelo canal MTV norte americano.

“Rio” foi lançado em 1 de novembro de 82 numa época em que o DD era o grupo New Romantic pop mais popular nos EUA e Reino Unido. A febre duraniana se estendeu até 85, quando lançaram trabalhos pop de qualidade muito superior ao que se fazia na época.

Diretor: Russel Mulcahy | Ano: 1982

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths