Para Ver Antes de Morrer: 07. Duran Duran | Hungry Like the Wolf

Anos 80, Para Ver Antes de Morrer | 19 fev 18 - por João Paulo Porto
duranduran1

A banda mais famosa do movimento New Romantic, Duran Duran, também foi a que mais soube aproveitar o potencial do videoclipe para beneficio próprio. 

Em parceria com o esperto diretor Russell Mulcahy, eles resolveram “abusar” na superprodução dos clipes, indo a lugares exóticos e muito caros, feito nunca visto antes. Aqui, o Duran Duran aparecia não apenas como integrantes de uma banda e sim, e pela primeira vez, como atores de um filme de aventura no estilo Indiana jones. A trilogia “Rio“, “Save A Prayer” e “Hungry Like The Wolf” (o mais caprichado e o mais conhecido de todos) representou o auge do grupo. Depois desses videoclipes, o Duran Duran passou de desconhecida banda New Wave a sensação adolescente.

Em 1982, Mulcahy, que dirigiu o primeiro vídeo da banda, “Planet Earth”, foi chamado para fazer o vídeo da música “Hungry Like the Wolf”. A banda teve uma visão de selvas e mulheres exóticas, e Mulcahy sugeriu Sri Lanka, um país que tinha acabado de visitar. 

duranduran1

Cenas dos bastidores das gravações do clipe de “Hungry Like The Wolf”.

O vídeo foi exuberante e cinematograficamente gravado, sobre uma montagem eletrizante que mostra cenas em matas, rios, com elefantes, cafés e mercados que evocam a atmosfera do filme Apocalypse Now. Andy Taylor, que contraiu um vírus estomacal e teve que ser hospitalizado por ter acidentalmente bebido água em uma lagoa durante as filmagens, descreveu a história como “Indiana Jones está excitado e quer transar”. 

A trama move-se em direção a obsessão de Le Bon por uma mulher indiana, indo tão longe na missão de procurá-la que culmina numa luta no meio da selva com o objetivo final de realizar os “desejos” de Le Bon. O resto da banda se ocupa de procurar pelo parceiro de banda em locais exóticos.

Imperfeito, porém inesquecível, esse clipe se tornou um marco para a geração anos 80. Menos de dois meses após as filmagens, a MTV colocou “Hungry Like the Wolf” em alta rotação, sendo exibido quatro vezes por dia. A exposição ajudou o álbum Rio a subir nas parada da Billboard e foi o primeiro videoclipe a ganhar o prêmio de Melhor vídeo para música no Grammy de 1984. Em 2001, a VH1 o classificou como o trigésimo primeiro entre os melhores de todos os tempos. Les Garland, vice-presidente executivo da MTV disse na época: “este vídeo que veio do Duran Duran foi o melhor que eu já vi.”

Diretor: Russell Mulcahy | Ano: 1982

João Paulo Porto