Anúncio com Código

Divulgação: Os videoclipes geniais da banda gaúcha Lítera

Mostre Seu Clipe, Videoclipes | 15 abr 15 - por João Paulo Porto
litera

Uma banda inteligente e super criativa. Assim podemos batizar o Lítera. Quinteto gaúcho formado por André Neto, James Pugens, Rodrigo Bonjour, Lucas Pinto e Thiago Marques. E além de super criativos, seus videoclipes também são geniais.

“Domitila” é uma produção ousada, instigante, provocativa e que traz consigo um pouco da liberdade criativa dos clipes de Michel Gondry. O clipe é dirigido e roteirizado por Lucas Pinto e Marcelo Souza, apresenta a banda fazendo de tudo para conquistar o coração da protagonista, inspirada no romance entre o Imperador Dom Pedro I e a Marquesa de Santos (Domitila de Castro Canto e Melo). Desta forma, eles unem tecnologia 3D e efeitos visuais de primeira para mostrar ao público uma história do século XIX. Um trabalho digno de nota. Assista abaixo:

 

Já o clipe de “Bercy” foi feito em plano-sequência e é estrelado pela atriz Gisela Sparremberger. Lucas Pinto assina a direção e roteiro. Sobre o vídeo, André Neto, vocalista da Lítera, deixa sua opinião: “O clipe só poderia ser assim, é uma música no feminino, é uma canção melancólica mas popular. É uma verdade que dói escutar ou dizer, é crua e transparente, e esse paralelo com o passado só poderia ser representado com alguém da nossa geração. É um sentimento que não mudou com o tempo.”

 Sobre a banda:

DRAMÁTICOS, ROMÂNTICOS, MAS ADORAMOS ROCK.

A Lítera nasceu no bairro Sarandi em Porto Alegre, antes mesmo de ter esse nome. Em 2007, participamos do Festival de Música de Porto Alegre, fomos finalistas e tivemos a música “Lá se foi” incluída no disco do festival.

O cotidiano de um relacionamento, suas diversas facetas e peculiaridades serviram de inspiração para “Um pouco de cada dia”, o nosso primeiro álbum, lançado em 2009 e escolhido como melhor lançamento de banda gaúcha pelo site ClicRBS. No ano seguinte, o clipe de “Lá se foi” estreou no canal MTV.

A Lítera tem participações nas coletâneas da Rádio Ipanema e Marquise 51 “O Velho O Novo” (2012), da Rádio Pop Rock e Marquise 51 “Primavera Pop Rock” (2011) e no 10º Festival de Música de Porto Alegre (2007).

Em agosto de 2013, lançamos o Projeto Domitila, que é inspirado no romance registrado na troca de cartas de amor entre o Imperador Dom Pedro I e a Marquesa de Santos, a Domitila. O projeto iniciou com o lançamento do EP intitulado EP1 – A Marquesa.

Em junho de 2014 a banda lança o EP2 – O Imperador e no final de 2015, finalmente, um disco contendo músicas inéditas e as faixas dos EPs.

Para saber mais:

http://www.litera.mus.br
http://www.facebook.com/literarock
https://twitter.com/literarock
http://www.youtube.com/literavideos
http://www.flickr.com/photos/literarock/
https://soundcloud.com/literarock/sets
http://litera.mus.br/imprensa/

 

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths