Anúncio com Código

Divulgação: Jhonny Jamal divulga seu primeiro EP  

Mostre Seu Clipe | 17 jan 15 - por João Paulo Porto
10497068_816372491729350_4066885635654548538_o

Com quatro canções autorais, “Relation-chip” transita entre a MPB, o rock e o folk. 

Letras que refletem um olhar minucioso sobre o outro e sobre o mundo, arranjos comprometidos com a estética e uma voz doce que capta até os ouvintes mais desatentos. Assim é Relation-chip, primeiro trabalho autoral do cantor, compositor e instrumentista Jhonny Jamal, natural de Santo André (SP).

O disco traz quatro canções gravadas em um pequeno estúdio, de forma totalmente independente. Com pitadas de ironia e rimas poéticas, as músicas falam de esperança, sentimentos, relacionamentos e retratam situações do cotidiano, que poderiam ser observadas da janela do ônibus ou vivenciadas por qualquer pessoa.

Jhonny Jamal não canta conceitos prontos, gosta de ‘lançar’ ideias, como em Parabólica 7, cujo significado cabalístico do algarismo sete confere uma simbologia peculiar à canção e revela toda sua perspicácia como compositor. Desejo 23 é conduzida por belos acordes de violão e Wake Up encanta com sua harmonia tranquila e suave. Já os metais potentes de GT imprimem um groove marcante à faixa, uma levada que lembra o samba rock.

Relation-chip marca o amadurecimento de uma trajetória musical que começou quando ele ainda era criança. Baterista autodidata, Jhonny tocou em algumas bandas de igreja e, em 2003, viajou em turnê de vinte dias pelos Estados Unidos, como baterista da Big Band Êxodo. Também teve com essa banda a possibilidade de se apresentar na famosa Sala São Paulo

Na adolescência, trocou as baquetas pelo violão e começou a compor. Mas foi só em 2010, com o apoio e incentivo dos amigos, que decidiu mostrar sua música para o mundo. Desde então, Jhonny já tocou em shows e bares da região do ABC; participou do projeto Encontro de Compositores, no Espaço Cultural Gambalaia, em Santo André; e também se apresentou em alguns show promocionais  na capital paulista.

Filho de pais protestantes, ele não cresceu ouvindo Beatles, David Bowie, Chico ou Caetano. Suas primeiras inspirações musicais vieram do gospel, de cantores como o brasileiro Adhemar de Campos e o norte-americano Ron Kenoly. Depois passou a ouvir de tudo, sem se importar com gêneros ou rótulos, de Pearl Jam a Stevie Wonder, passando por Peter Gabriel, Bob Marley e Dave Matthews Band.

Além dessas referências de peso, trouxe para suas letras e arranjos as influências do folk, do rock-pop de Cazuza e Legião Urbana, e da MPB de Djavan. Toda essa miscelânea de sonoridades está presente em Relation-chip.

Em 2013, o trabalho do compositor passou da música para a sétima arte. A faixas GT  integra a trilha sonora do documentário Viela G Casa3

No mesmo ano, teve uma de suas canções, Desejo 23, inserida no CD de coletâneas Terças Autorais, uma iniciativa da Prefeitura de Santo André que reuniu trabalhos de artistas locais.

Ele agora busca espaço para divulgar seu primeiro trabalho autoral.

Relation-chip está disponível para download e pode ser ouvido na íntegra em www.soundcloud.com/jhonnyjamal

Página Oficial de Jhonny Jamal no Facebook: www.facebook.com/jhonnyjamalOFICIAL

Contato: (11) 99114 -3668 / 4461 3719

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths